Como parar de roer unha?

Perguntado por: nduarte . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Fique à vontade para escolher as que mais te agradam e saiba que, inclusive, elas não são estratégias isoladas.

  1. Entenda de onde vem o seu hábito. ...
  2. Mantenha-as lixadas e cortadas. ...
  3. Substitua o hábito. ...
  4. Utilize esmalte ou base. ...
  5. Aplique unhas postiças. ...
  6. Hidrate constantemente as cutículas. ...
  7. Passe bases de tratamento.

O ato de roer as unhas geralmente é associado a situações de estresse, ansiedade ou nervosismo. Nesse cenário, roer as unhas é uma forma de “aliviar” essa carga. Então, para abandonar esse hábito, é fundamental entender o que desencadeia o comportamento, avaliando, inclusive, se é passível de intervenção especializada.

Como parar de roer unha

  1. Mantenha as unhas curtas. É um jeito de evitar que elas se enrosquem por aí e façam com que você sinta aquela vontade de arrancar o pedacinho que lascou. ...
  2. Use esmalte amargo. ...
  3. Faça as unhas semanalmente. ...
  4. Tente unhas postiças. ...
  5. Identifique o problema.

Muitos começam a roer as unhas quando estão concentrados em uma atividade e/ou quando tem que realizar uma tarefa difícil. Há quem diga que o hábito de roer as unhas tem efeito relaxante e, portanto, serve para descarregar tensões.

3 anos

Palavra de especialista
Levar a mão à boca é natural e esperado até os 2 ou 3 anos, quando a criança ainda está passando pelo que chamamos de fase oral. Depois disso, se o hábito de roer as unhas persistir, é preciso observar se, por trás dessa mania, há algo maior, como ansiedade, insegurança, questões emocionais…

9 meses

A unha demora de 6 a 9 meses para crescer no tamanho que era anteriormente, e é mais lento nos pés do que nas mãos. Existem vitaminas, como a biotina, para acelerar esse crescimento.

Dicas para as unhas crescerem mais rápido

  1. Usar base fortalecedora. ...
  2. Hidratar as unhas. ...
  3. Evitar acetona. ...
  4. Não deixar o esmalte muito tempo na unha. ...
  5. Evitar tirar a cutícula. ...
  6. Evitar contato com produtos químicos. ...
  7. Comer mais proteína. ...
  8. Tomar suplemento de biotina.

Até algumas pessoas que têm este hábito, frequentemente chamado de vício, acreditam nisso. Mas outros afirmariam algo que vários estudos já revelaram: roer as unhas não é necessariamente um sinal de ansiedade.

Conforme a célula vai ficando cheia de queratina, sua atividade vai diminuindo, ela acaba morrendo e seus restos celulares formam a unha. Como esse é um processo contínuo ao longo da vida, as unhas nunca param de crescer”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

A L'Oréal Colorama Nutribase é uma das bases mais em conta da lista, prometendo fortalecer a unha com seu uso rotineiro. Desse modo, o valor do produto é em média R$ 7. A base Risqué Technology é uma das mais populares do mercado e sem dúvidas, a que possui o melhor custo-benefício.

Ao roer as unhas, você exerce uma pressão repetitiva e contínua sobre os dentes. Isso provoca o desgaste do esmalte, aumentando a possibilidade de pequenas fraturas ou fissuras e ainda deixando os dentes mais propensos à formação de cáries e sensibilidade.