Como o coletor fica dentro?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Diferente dos absorventes internos descartáveis, o coletor se acomoda no início do canal vaginal. Por isso, insira inclinado-o em direção à base da sua coluna, tentando mantê-lo dobrado até que esteja inteiramente dentro do canal.

Ele é maleável, o que facilita na hora de colocar na vagina. Diferente do absorvente interno, que é inserido ao fundo do canal vaginal, o coletor fica na entrada da vagina. No Brasil, os preços variam R$ 85 e R$ 155, mas é difícil encontrá-lo em farmácias.

Em algumas situações é possível que o coletor menstrual pegue um vácuo muito forte. O vácuo forte pode “sugar” o coletor e comprometer parcialmente ou completamente a sua capacidade. Neste caso o coletor parecerá ligeiramente murcho. E sim, você adivinhou, ele vai vazar!

Você pode também, segurando pela base, tentar girá-lo. Se girar é porque está aberto, se você sentir dificuldade em rodá-lo, pode ser que esteja dobrado. Outra dica é dar um puxadinha para ver se o Inciclo está firme no lugar. Se você sentir um pouco de resistência, é porque está bem encaixado.

Então, é importante ressaltar que o canal vaginal tem, em média, 8 centímetros, o que significa que não é um "buraco sem fundo" e, sendo assim, o coletor não vai se perder dentro de ninguém. O que pode acontecer é a pessoa ficar tão nervosa que a musculatura vaginal se contrai, dificultando a retirada do coletor.

Cada mulher é única, assim como suas vaginas. É indicado sim que o coletor seja posicionado no início do canal vaginal, mas em muitas mulheres ele se desloca para cima e isso é perfeitamente normal.

Você não precisa tirar o coletor para fazer xixi, mas isso não quer dizer que ele não afete seus hábitos de urinar — principalmente nos primeiros usos. Isso acontece porque a uretra e a vagina são muito próximas, então uma acaba interferindo na outra.

Se inserido muito alto, o copinho pode “passar” do colo do útero, aí o sangue todo vai descer pela vagina e não para dentro do Inciclo. É normal o Inciclo “subir” um pouco durante o uso, e não há problemas nisso.

Se o coletor não descer facilmente é provável que o vácuo não tenha se soltado. Neste caso tente pinçar o coletor um pouco mais para cima. Se não for possível, deslize o dedo indicador sozinho para cima na lateral do coletor.

O coletor menstrual é contraindicado para pessoas em processo de puerpério — após o parto. Porque nesse período, a vagina está se recompondo e apresenta maior sensibilidade a infecções. Além disso, esse dispositivo pode causar desconforto e atrapalhar o processo natural de recuperação da mulher.

Em média, o coletor menstrual pode ficar inserido na vagina por 6 a 12 horas seguidas, dependendo do volume do fluxo menstrual.