Como montar um curriculo?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Dicas para elaborar um currículo

  1. Não minta. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Cuidado com erros de gramática. ...
  4. Adicione seus dados/ informações pessoais. ...
  5. Insira a sua formação acadêmica. ...
  6. Informe a experiência profissional. ...
  7. Inclua os idiomas que você domina. ...
  8. Escreva os cursos que você já fez.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

Como definir seu objetivo profissional? (passo a passo)

  1. Seja específico. O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. ...
  2. Não coloque o nome do cargo. ...
  3. Para cada vaga, envie um objetivo diferente. ...
  4. Para cada objetivo profissional, faça um currículo diferente.

Currículo cronológico
Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

Destaque suas qualificações profissionais
Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida.

Não deve faltar em um perfil profissional:

  1. A sua profissão;
  2. A vaga concorrida;
  3. Sua experiência laboral;
  4. Sua formação (se for um currículo sem experiência);
  5. Características pessoais relevantes para a vaga.

O resumo das qualificações é uma síntese das informações mais relevantes do currículo do candidato. Ele facilita a primeira triagem dos currículos pelos selecionadores.

O que é um currículo? Um currículo nada mais é do que um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, certificações, educação e objetivos profissionais. Ele vai ser a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando você se candidata à uma vaga específica.

“Estou muito empolgado(a) com esta posição na empresa porque, em cinco anos, gostaria de aumentar meu posicionamento e autoridade no mercado de desenvolvedores. Ser visto como alguém com profunda experiência no setor é uma grande oportunidade e tenho certeza de que conseguirei fazer isto aqui.”

Exemplo 1: “Eu acredito que tenho a experiência necessária para contribuir com o os objetivos atuais da empresa, incluindo expandir as vendas para todo o território nacional. Por exemplo, eu ajudei a melhorar as vendas nacionais no meu último cargo em 25%.