Como medir circunferência em casa?

Perguntado por: erocha2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Um modo prático para obter este comprimento é utilizar uma fita métrica flexível ou, desfazendo a circunferência, a esticando em linha reta para, assim, medir. Como nem sempre é possível desfazer a circunferência ou utilizar uma fita métrica, obtemos esta medida por um cálculo, utilizando a medida do raio.

Para calcular o comprimento da circunferência, utilizamos a fórmula C = 2πr. Comprimento da circunferência é calculado pela fórmula C = 2πr. O comprimento da circunferência é bastante parecido com a ideia de perímetro de um polígono.

Desenhe um diâmetro no círculo.
Para isso, basta estender a linha que acabou de desenhar para que ela toque o outro lado da circunferência. Além disso, você acabou de traçar um segundo raio. Esses dois segmentos de reta juntos têm um comprimento de "2r", conhecido por diâmetro e denotado pela letra "d".

A proporção da circunferência ao diâmetro é Pi ou π, ou seja, circunferência/diâmetro = Pi; A circunferência de um círculo é igual a 2π*r ou 2π*raio. Ex: Se o raio de um círculo tem 3m, então C = 2π*3 = 6π metros. O diâmetro de um círculo é igual a circunfêrencia sobre π.

Dessa maneira, o diâmetro é a maior corda possível em uma circunferência e sua medida é igual a duas vezes o raio. O resultado da divisão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro sempre será igual a uma constante, representada pela letra grega π, que é aproximadamente 3,14.

Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.

Desenhe uma linha vertical através dos dois pontos onde os círculos se sobrepõem. Essa linha marca o diâmetro do círculo. Meça o diâmetro.

Copo 500ml, Material PS Cristal, Tamanho: 14 x 9 cm (diâmetro).

O comprimento de uma circunferência é a medida da união de todos os pontos que a formam, sendo expressa em alguma unidade de comprimento como: metro, centímetro ou milímetros, por exemplo.

MÉTODO 2 - Diâmetro do dedo.

  1. Dê uma volta com o barbante ou linha, em seu dedo de forma que não fique apertado nem frouxo demais.
  2. Marque a medida exata da circunferência de seu dedo.
  3. Estenda o fio sobre uma régua e anote o comprimento marcado.
  4. Procure na tabela abaixo, o número correspondente a esta medida.

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência. Já essa última é apenas o contorno de um círculo. Qualquer segmento que liga dois pontos pertencentes a uma circunferência é chamado de corda.

Você deve posicionar a ponta da fita métrica no centro da testa, um pouco acima da sobrancelha. Leve a fita métrica ao redor da sua cabeça, por cima das orelhas passando pela parte de trás mais saliente da sua cabeça. O número em centímetros da circunferência é o tamanho do seu capacete.

Como vimos, circunferência é o conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro, já o círculo é a região delimitada pela circunferência. De forma direta, circunferência é o “contorno”, e círculo é a região interna da figura.

Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas.

O raio do cilindro é a distância entre o centro da figura e a extremidade. Sendo assim, o diâmetro equivale duas vezes o raio (d=2r).