Como limpar o estômago caseiro?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Oito alimentos que ajudam a desintoxicar seu intestino

  1. Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
  2. Alimentos ricos em fibras. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Chá de hibisco e Chá verde. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frutas e Legumes Frescos. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Hortelã

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Beber muita água ou água com limão para limpar o estômago; Tomar chás, como de camomila, hortelã, poejo, folhas de álamo; Fazer uma massagem no estômago com óleo; Quando a dor passar, tomar leite ou suco de frutas – exceto fruta cítrica.

Sensação de estômago cheio; Enjoo; Eructações; Vômito.

Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p.ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

  1. Chá de Sene. O chá de sene é conhecido por suas propriedades laxantes e é frequentemente usado para tratar a constipação. ...
  2. Chá de ameixa seca. ...
  3. Chá de folhas de amora. ...
  4. Chá de hortelã ...
  5. Chá de gengibre. ...
  6. Chá de dente-de-leão.

Sucos detox

  • Suco detox com espinafre.
  • Suco detox de couve, limão e brócolis.
  • Suco detox com cardamomo, laranja e gengibre.
  • Suco detox de maracujá com gengibre.
  • Suco detox de beterraba, maçã e hortelã
  • Suco detox de laranja, limão e tangerina.
  • Suco detox de limão com romã e hortelã
  • Suco detox de espinafre, tomilho e gengibre.

O corpo elimina naturalmente toxinas por meio da transpiração, respiração, fezes e urina, mas quando há excesso deve-se ajudar o organismo com uma dieta desintoxicante. São necessários apenas sete dias de boa alimentação e mudança de hábitos para conseguir se livrar do resultado de quatro dias de exagero.

Em geral, demora entre uma ou duas horas. O estômago só se esvaziará, quando o alimento atingir consistência, pH e temperatura ideais. Qualquer alteração num desses fatores irá retardar o esvaziamento gástrico.

A nutricionista explica que é possível superar o desconforto com tranquilidade ingerindo frutas e folhosas que têm ação de limpeza dos excessos no organismo como, por exemplo, maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão. Entre as folhosas, o agrião, a couve e todas as folhas verdes escuras.

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de boldo ajudam a proteger o estômago e aliviar a dor. Além disso, o boldo também possui propriedades antiespasmódicas e digestivas que ajudam nas dores de estômago. Basta colocar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 ml de água fervente.

Alguns chás são digestivos, como hortelã, erva-cidreira, camomila, alecrim, sálvia, menta. Abacaxi possui a bromelina, enzima que auxilia na digestão de proteínas, podendo aliviar a sensação de “estômago cheio”.

Massageie sua barriga
Fazer uma massagem suave no estômago pode aliviar o desconforto, relaxando os músculos do estômago e ajudando as fezes e os gases a se moverem pelo sistema digestivo. Deitado de costas, mova as pontas dos dedos em movimentos circulares, massageando a região abdominal no sentido horário.

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.