Como limpar o cache do celular?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

No app do Chrome

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o app Chrome .
  2. No canto superior direito, toque em Mais .
  3. Toque em Histórico. ...
  4. Na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo. ...
  5. Marque as caixas ao lado de "Cookies e dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache".
  6. Toque em Limpar dados.

Como apagar o cache do WhatsApp no Android

  1. Abra o aplicativo Configurações;
  2. Toque em "Aplicativos";
  3. Role a tela para baixo e selecione "WhatsApp";
  4. Toque em "Armazenamento" e pressione o botão "Limpar cache";
  5. Para limpar todas as informações armazenadas (arquivos, definições e outros dados), toque em "Limpar dados".

Quando você usa um navegador, como o Chrome, ele salva algumas informações de sites no cache e cookies dele. A limpeza desses dados corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites.

Nas configurações

  1. Abra as configurações do Android;
  2. Selecione “Aplicativos”;
  3. Escolha um dos apps instalados;
  4. Acesse a aba “Armazenamento”;
  5. Por fim, toque em “Limpar cache”.

Isso faz com que o app seja “resetado”, ou seja, funcione como se tivesse sido instalado pela primeira vez; Já a opção Limpar Cache executa a mesma operação dos passos anteriores: limpa os dados que auxiliam na inicialização e execução mais ágil do app em questão.

Limpar o cache do WhatsApp significa excluir alguns arquivos temporários que o aplicativo armazenou no celular. Esses arquivos não são essenciais para o funcionamento do aplicativo e podem ser apagados em segurança.

O cache são arquivos que ficam armazenados no celular quando utilizamos aplicativos e navegadores web. Esses dados são armazenados de forma temporária e podem ser deletados a qualquer momento, ampliando assim o armazenamento interno do smartphone.

Cache no celular são arquivos de aplicativos e navegadores que ficam armazenados no iPhone (iOS) e no Android de forma temporária. Eles funcionam como um tipo de memória rápida para agilizar o acesso aos serviços do celular, já que, com os dados guardados, o smartphone não precisa baixar arquivos novamente.

Para limpar o cachê em celulares Android:

  1. Acesse as configurações, deslize a tela até a opção “Dispositivo” e clique em “Aplicativos”;
  2. Aperte no aplicativo que gostaria de apagar o cache e, em seguida, clique na opção “Limpar cache”.
  3. Você também pode clicar em “Limpar dados” para liberar mais espaço.

Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Gerenciar armazenamento. O espaço usado no seu celular pelo WhatsApp será exibido na parte superior da tela. Você pode apagar itens grandes ou que foram encaminhados muitas vezes para liberar espaço de armazenamento.

Você pode excluir todos os arquivos problemáticos ou bugs do aplicativo:

  1. 1 Abra Configurações e selecione Aplicativos;
  2. 2 Selecione ou pesquise o app que deseja limpar;
  3. 3 Toque em Armazenamento. No exemplo, observe o app Gmail;
  4. 4 Toque no botão Limpar cache no canto inferior da tela.

Para apagar clique no botão limpar dados e depois em limpar cache. Isso não apagará suas fotos, que estão seguras em seu celular e também na nuvem do Google. A única coisa que você perderá é a configuração do aplicativo. A próxima vez que você abrir o Google Fotos, será como se você tivesse acabado de instalá-lo .

Aplicativos gratuitos podem esvaziar a memória do celular e apagar arquivos desnecessários do WhatsApp. Uma opção é o Cleaner for WhatsApp, disponível apenas para Android na Google Play Store.

Não se preocupe, limpar a cache não removerá as suas preferências ou dados, apenas se livrará dos ficheiros temporários da aplicação.

A princípio, a memória cache tem o objetivo oposto: salvar dados para agilizar o acesso ao aplicativo no futuro, tornando o carregamento mais rápido. No entanto, o uso frequente do Whatsapp acaba levando a uma diminuição do espaço em disco por conta do acúmulo de dados.

O cache atua como uma camada de acesso a dados adjacente ao seu banco de dados, que os seus aplicativos podem utilizar para melhorar o desempenho.