Como ligar para carteira digital?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 12 de julho de 2023
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Quem precisar tirar mais dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país. Horário de funcionamento: 7h às 19h.

O atendimento eletrônico será automatizado ou por meio de um atendente. Contato: chamada telefônica para o número 158.

Nos casos em que você não conseguir gerar a senha para acesso a Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet, você pode recorrer ao seu banco, nos caixas eletrônicos da (Caixa ou Banco do Brasil) ou a uma das unidade das Superintendências, Gerências e Agências Regionais do trabalho.

O que eu faço? Caso você seja contratado por um empregador que ainda não utiliza o eSocial, você ainda vai precisar da via física da CTPS. Caso você já tenha uma CTPS, você pode usá-la ou então solicitar a emissão de uma CTPS Física mediante agendamento (ligue 158).

Qual é o número da minha Carteira de Trabalho Digital? É o mesmo número de sua inscrição no CPF.

Isto tem ocasionado problemas no atendimento e o cidadão não tem conseguido o contato imediato. Desta forma, orientamos que, caso ocorra dificuldades no atendimento imediato, o cidadão poderá tentar novamente, pois, nossa Central Alô Trabalho funciona das 07 às 19 horas.

Através do número telefônico 158, é possibilitado ao cidadão ter acesso a informações como: seguro-desemprego, abono salarial, aplicativo da CTPS Digital e Portal Gov.br, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, entre outros.

Para desbloquear a conta Gov.br pelo celular, será preciso entrar no aplicativo Gov.br e informar o número do CPF. Na próxima tela, onde você deve informar sua senha, clique em “Esqueci minha senha”. Agora, você deverá fazer o reconhecimento facial ou escolher um outro método para recuperar senha.

Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais. Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão icone azul com lapis localizado a frente do campo de email ou telefone.

Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar. Clique no link Esqueci minha senha.

Por meio da Central Atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158, de abrangência nacional. O horário de atendimento da central é das 07h00m às 19h00m, de segunda-feira a sábado, exceto nos feriados nacionais.

Infelizmente o ministério do trabalho não possui um telefone de atendimento via Whatsapp. Porém se você está localizado em São Paulo pode tentar utilizar um canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas destinado a trabalhadores criado durante a pandemia de Covid-19.

Como resolver problemas com a Carteira de Trabalho Digital? O primeiro passo é identificar o erro, caso seja na senha, pode ser feita uma nova pelo Portal Gov.br. Caso o erro seja com dados divergentes, pode-se entrar em contato com a Receita Federal e o INSS para que os dados sejam corrigidos.