Como atualizar a Carteira de Trabalho Digital no celular?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Na Web: Acesse https://meu.inss.gov.br > Agendamento / Solicitações > Novo Requerimento > Atualização de Dados Cadastrais. No Aplicativo Meu INSS: Acesse Perfil > Meu Cadastro > Complementar > Atualizar Dados Cadastrais.

Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais. Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão icone azul com lapis localizado a frente do campo de email ou telefone.

Como resolver problemas com a Carteira de Trabalho Digital? O primeiro passo é identificar o erro, caso seja na senha, pode ser feita uma nova pelo Portal Gov.br. Caso o erro seja com dados divergentes, pode-se entrar em contato com a Receita Federal e o INSS para que os dados sejam corrigidos.

O próprio colaborador pode solicitar seus benefícios e acompanhar as atualizações em sua carteira sem precisar sair de casa, basta ter acesso à internet e fazer a gestão pelo navegador ou aplicativo.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Pelo portal meu.inss.gov.br, siga os seguintes passos: Agendamento / Solicitações > Novo Requerimento > Atualização de Dados Cadastrais. No aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, siga os seguintes passos: Acesse Perfil > Meu Cadastro > Complementar > Atualizar Dados Cadastrais.

Para ter acesso à nova versão da Carteira Digital de Trânsito é preciso baixar ou atualizar o aplicativo, disponível para Android ou iOS. Em seguida, fazer o login pela conta gov.br.

Instalar as atualizações do Android mais recentes disponíveis

  1. Abra o app Configurações do dispositivo.
  2. Toque em Sistema. Atualização do sistema.
  3. O status de atualização será mostrado. Siga as etapas na tela.

Assim, se a admissão constar lá no portal, o que o empregado precisa fazer é ligar no 135 e solicitar um “Acerto de vínculos e remunerações”, pois as informações que enviamos para o eSocial, é transmitida para o CNIS do empregado, por isso, ele precisa solicitar o ajuste diretamente com o INSS.

Como faço para validar os dados na carteira de trabalho digital? Como mencionamos, os dados da Carteira de Trabalho Digital são automaticamente atualizados por meio do eSocial, através das informações que são cadastradas pelos empregadores ou seus representantes no ato da contratação e posteriormente.

Com o número da carteira em mãos faça a verificação no site (http://www.rais.gov.br/) e terá acesso ao seu vínculo empregatício – ou seja, se a sua carteira está devidamente assinada. Outra opção é consultar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS.

Sem a carteira, o empregado fica totalmente desprotegido dos direitos previstos pela CLT. Por essa razão, esse documento deve ser atualizado pelo empregador sempre que houver alguma mudança na vida profissional do seu funcionário.

A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Carteira de Trabalho Digital na App Store.

É preciso baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, criar a conta Gov.br para então liberar o acesso aos dados pessoais com o CPF.

O que eu faço? Nos casos em que você não conseguir gerar a senha para acesso a Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet, você pode recorrer ao seu banco, nos caixas eletrônicos da (Caixa ou Banco do Brasil) ou a uma das unidade das Superintendências, Gerências e Agências Regionais do trabalho.