Como ler capítulo versículo?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

O nome do livro é seguido de dois números, sendo que o primeiro é o capítulo. Por exemplo: em "João 3:16", "3" representa o capítulo. Leia os números para determinar os detalhes dessa parte da Bíblia. Algumas pessoas citam versículos da Bíblia usando as abreviaturas e algarismos romanos.

A virgula (,) deve ser utilizada para separar o capítulo do versículo; O hífen (-) deve ser utilizado quando há uma sequência contínua de capítulos ou de versículos; O ponto e vírgula (;) deve ser utilizado para indicar um novo capítulo do mesmo livro ou de outro livro caso esteja seguido de abreviação.

A vírgula separa os versículos do capítulo. Ex.: Mt 16,18 significa: Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18. – O hífen representa uma sequência de capítulos ou versículos.

O ideal é montar um plano organizado, pois a leitura da Bíblia não é igual a de outros livros. A sequência dos acontecimentos históricos não foram colocados em ordem cronológica. Antes de iniciar a sua leitura, faça uma oração, peça sabedoria e entendimento para Deus.

Um versículo da Bíblia pode ser dividido em até quatro partes (existem versículos longos que devem ser divididos em partes), sendo cada parte representada pelas letras A, B, C e D. Exemplo prático: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito.

As vírgulas foram usadas porque se usa vírgula para isolar o aposto explicativo. Desposada significa casada. Idem, 1.19: “Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la, secretamente.”

Define-se versículo como um parágrafo curto, com o qual pode-se subdividir o capítulo de um livro sagrado, como ocorre no livro de Mórmon, D&C(Doutrina e convênios), Bíblia e no Alcorão.

A Bíblia tem 1.189 capítulos e mais de 31.100 versículos. Mas dizer exatamente quantos capítulos e quantos versículos tem a Bíblia Sagrada não é uma tarefa tão simples.

Significado de Versículo
substantivo masculino Subdivisão de artigo, parágrafo etc.; verseto: os versículos da Bíblia.

Se você ler, em média, 3 a 4 capítulos todos os dias, com certeza terminará de ler a Bíblia em um ano. Existem diversos planos de leitura que você pode se basear. No devocional Pão Diário, você encontra um plano anual completo, acompanhado de reflexões diárias inspiradas nas Escrituras. Gostou desse conteúdo?

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

Procure versículos específicos sobre qualquer assunto que escolher e estude cada um deles. Você também pode começar com os recursos encontrados no site da Igreja, que listam assuntos comuns e versículos relacionados às escrituras. Você pode então usar as palavras relacionadas para expandir seu estudo.

O momento devocional deve ser diferente do que um estudo comum de algum tema secular. É uma hora separada para ouvir a voz de Deus e entender o que ele quer para a sua vida. Por isso, é importante separar tempo para oração, pedindo inspiração e compreensão sobre os conteúdos que serão estudados.

Bíblia NTLH

Bíblia NTLH: Linguagem Fácil e Acessível
A sigla NTLH significa "Nova Tradução na Linguagem de Hoje" e esta é, de longe, a versão da bíblia mais fácil de entender.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

Sobre o Antigo Testamento
Assim, os cristãos resolveram dividir o Antigo Testamento em cinco grupos diferentes: Lei, História, Poesia ou Livros de Sabedoria, Profecias e os Livros Deuteronômicos.