Como ler a Bíblia?

Perguntado por: amoura7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Frequentemente comprados juntos

  1. Este item: Como estudar a bíblia sozinho. por Tim Lahaye. R$ 21,81. Entrega em jul 11 - 13 Frete por R$ 6,98. Em estoque. ...
  2. Cristianismo puro e simples. por C. S. Lewis. R$ 31,90. Em estoque. Enviado de e vendido por Amazon.com.br.
  3. Como ler a Bíblia livro por livro. por Gordon D. Fee. R$ 46,69.

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

Leia toda a Bíblia em 6 meses
Programe-se, separe um tempo todos os dias (manhã, tarde ou noite). Marque os capítulos já lidos para uma rápida identificação. Se a leitura for abandonada por um ou mais dias, não abandone o plano de leitura, procure recuperar nos próximos dias.

Como ler a Bíblia em um ano?

  1. #1 Conte com o auxílio de um aplicativo.
  2. #2 Leia em ordem cronológica.
  3. #3 Utilize um planner ou Bíblias próprias para a leitura anual.
  4. #4 Leia em grupo.
  5. #5 Dica Extra: não se esqueça do seu objetivo.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

Deus é nosso Pai Celestial
A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

A leitura da Bíblia três vezes por semana trouxe um leve reflexo na vida do leitor. Mas a verdadeira descoberta se mostrou quando o discípulo lê a Bíblia quatro vezes (ou mais) por semana.

Se você ler, em média, 3 a 4 capítulos todos os dias, com certeza terminará de ler a Bíblia em um ano. Existem diversos planos de leitura que você pode se basear. No devocional Pão Diário, você encontra um plano anual completo, acompanhado de reflexões diárias inspiradas nas Escrituras. Gostou desse conteúdo?

Gênesis

Leia Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, e depois siga lendo os demais livros do AT.

O momento devocional deve ser diferente do que um estudo comum de algum tema secular. É uma hora separada para ouvir a voz de Deus e entender o que ele quer para a sua vida. Por isso, é importante separar tempo para oração, pedindo inspiração e compreensão sobre os conteúdos que serão estudados.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Analise o contexto
Ao estudar as Escrituras, leve em consideração o capítulo e o livro em que se encontra o trecho que você escolheu, bem como os versos que estão antes dele e os que vêm depois. Com a ajuda de um comentário bíblico, procure entender quem escreveu e quando, onde, para quem e por que escreveu.

Descubra como manter a em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.