Como justificar a falta do meu filho na escola?

Perguntado por: omendes4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como se justificam as faltas à escola? A justificação das faltas exige uma declaração escrita apresentada pelos pais ou pelos encarregados de educação ao diretor de turma. Se o aluno for maior de idade, pode ser o próprio a fazê-lo.

Motivos justificáveis
– Doença do aluno (comprovada/avaliada pela escola); – Doença/óbito na família (comprovada/avaliada pela escola); – Inexistência da oferta de serviço educacional; – Fatores impeditivos da liberdade de ir e vir (enchentes, falta de transporte, violência urbana na área escolar e calamidades).

Art. 3º - ​Os documentos que justificam as faltas registradas são: I - Atestado médico, psicológico, odontológico e de demais profissionais da área de saúde, com registro em conselho profissional, indicando a impossibilidade do discente de frequentar as aulas. Apresentar o original.

Caso seja configurado o abandono intelectual, que é quando o pai desapega do filho em idade de instrução educacional, o responsável pode ser multado em R$ 2.862 a R$ 19.080, que equivale de três a 20 salários mínimos respectivamente. Já para a criança ou adolescente, a penalidade normalmente é a reprovação de ano.

Você não está se sentindo bem.

  • "Estou com muita dor de estômago. Acho que comi alguma coisa estragada ontem."
  • "Minha cabeça está estourando. Dói só de olhar para a luz."
  • "Não estou passando bem hoje."

As faltas justificadas, como o próprio nome sugere, são aquelas em que existem comprovações válidas para o não comparecimento do colaborador ao trabalho. Já as faltas injustificadas são as que não estão descritas na legislação como passíveis de ausência sem descontos.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Um dia ou outro, quando o aluno está doente ou trabalhando demais, ele pode faltar da escola. No entanto, quando a ausência se torna rotina na sala de aula, o seu aprendizado fica comprometido. Não é à toa que o excesso de faltas é um dos principais motivos de reprovação nas séries do Ensino Fundamental e Médio.

Para fazer uma justificativa, o aluno deve fazer uma reflexão atenta sobre a temática escolhida, observando qual o motivo de se fazer um trabalho sobre esse assunto.

Como fazer uma justificativa de TCC
enalteça a contribuição do trabalho para o tema. mencione brevemente (sem aprofundar) os melhores argumentos do trabalho. eventualmente, exponha as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto abordado pode causar. esclareça todos esses pontos de forma direta e ...

De um modo geral, uma Justificativa de TCC precisa apresentar quatro partes fundamentais:

  1. O porquê (motivo pelo qual este tema foi escolhido),
  2. O que (qual a função do projeto),
  3. Quem (público alvo da obra)
  4. E base (fonte de informações onde seu trabalho está baseado).

O presidente Carlo Caiado (PSD) promulgou, nesta sexta-feira (24), a Lei nº 7.819/2023, que estabelece a obrigatoriedade de notificação ao conselho tutelar, pela direção das escolas da rede municipal de ensino, dos alunos que apresentem ausência às aulas acima de 30% do percentual mensal.

Ao Conselho Tutelar cabe o controle externo da escola no que diz respeito ao zelo pela frequência e permanência do aluno na instituição onde está matriculado. Este controle envolve as ações em relação ao aluno faltoso ou evadido e seus pais ou responsáveis.

§ 1º- As atividades de compensação de ausências serão programadas, orientadas e registradas pelo professor da classe ou das disciplinas, com a finalidade de sanar as dificuldades de aprendizagem provocadas por frequência irregular às aulas.