Quanto tempo o saldo do FGTS fica bloqueado depois do empréstimo?

Perguntado por: raraujo . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Dá pra fazer essa alteração após 2 anos de contratação do empréstimo, conforme regras do FGTS, desde que você não tenha nenhum contrato de empréstimo com o saldo do seu fundo de garantia. Se você tiver um contrato de Empréstimo com FGTS em aberto, só vai poder retomar o Saque Rescisão depois da quitação do contrato.

Saldo FGTS bloqueado por saque-aniversário
Para desbloquear o saldo, é preciso que o trabalhador retome à modalidade de saque-rescisão. Porém, a mudança só terá efeito após 2 anos, contados a partir da data de solicitação de retorno.

É também possível desbloquear o saldo voltando para a modalidade de saque-rescisão. Porém, a mudança só terá efeito após 2 anos contados a partir da data de solicitação de retorno.

O que é o saldo bloqueado no FGTS? O saldo bloqueado FGTS indica que o valor na conta do seu fundo de garantia está indisponível. Dessa forma, você fica sem poder sacar ou transferir qualquer quantia. Essa informação pode pegar você de surpresa, principalmente se já estava contando com o dinheiro.

Até o dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado.
Você recebe seu FGTS em sua conta em até 5 dias úteis.

É possível realizar a quitação antecipada do empréstimo FGTS de saque-aniversário solicitando à instituição financeira onde a contratação foi feita. No entanto, é importante destacar que não é possível utilizar o saldo do próprio FGTS para efetuar essa quitação antecipada.

O valor disponível em conta vinculada FGTS utilizado como base para o cálculo do crédito da Antecipação Saque Aniversário será bloqueado como garantia da operação, sendo, portanto, o valor bloqueado dos recursos FGTS maior que o crédito concedido.

Você pode solicitar a antecipação quantas vezes quiser, desde que ainda tenha saldo suficiente para cobrir os custos de contratos de até 10 anos.

Como é pago o empréstimo FGTS? No empréstimo consignado o pagamento das parcelas da dívida é feito por meio do desconto em folha de pagamento. Ou seja, a quitação está diretamente atrelada ao salário do tomador. Recorrer ao FGTS do consignado é uma alternativa para se precaver, em caso de demissão.

O saque-aniversário também não alterará a possibilidade de saque para moradia. Para quem vai financiar um imóvel, o dinheiro no fundo pode ser usado como entrada, para amortizar a dívida ou ... Pode sim, porém neste caso você terá um saldo menor do fundo para utilização, já que fez o saque parcial do mesmo.

Ao acessar o Aplicativo do FGTS, basta indicar uma conta da Caixa ou em outra instituição bancária para receber os valores, que serão depositadas em conta após 5 dias úteis. O trabalhador consegue ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

O tempo pelo qual uma conta bancária pode ficar bloqueada judicialmente varia de acordo com a situação específica do caso, a decisão do juiz e o andamento do processo judicial. Geralmente, o bloqueio é mantido até que a dívida seja quitada ou que haja uma determinação judicial para sua liberação.

48 horas

Uma das principais dúvidas de quem passa por essa situação é quanto tempo leva para o juiz desbloquear uma conta. Geralmente, o prazo para que sejam realizados os desbloqueios de contas é de 48 horas. No entanto, é preciso que o juiz envie a ordem de desbloqueio, o que faz com que esse tempo possa variar.

É necessário comprovar o pagamento das parcelas em atraso. Logo depois, fazer requerimento no processo para que o juiz responsável reconheça a quitação e determine o desbloqueio.