Como intercalar mamadeira e leite materno?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

A maneira de o fazer é a seguinte: em primeiro lugar, dá-se o peito ao bebé durante uns 15 minutos aproximadamente por cada peito, e, quando tiver terminado, oferece-se o biberão ao bebé para que termine de se alimentar se ainda tiver fome (sobretudo durante a noite, quando o leite materno já é mais reduzido).

Se você estiver dando ambos, leite materno ordenhado e fórmula, é melhor não combiná-los na mesma mamadeira. Dê o leite materno primeiro e, depois, a fórmula, quando o leite ordenhado tiver acabado.

Durante algumas semanas, é importante que o leite materno seja oferecido na mamadeira em pequenas quantidades, sendo aumentada essa quantidade de forma gradual e tranquila, assim que a mãe perceber que o bebê está pronto, ela já pode oferecer toda a amamentação para o bebê no recipiente da mamadeira.

Aleitamento Misto Alternado: vão-se alternando as tomas, ou seja, uma toma faz-se com amamentação e a seguinte com leite de fórmula. Esta opção pode ser uma grande ajuda para as mães que têm que se afastar dos seus bebés durante breves períodos de tempo, como por exemplo para trabalhar.

Os consultores da amamentação dizem que é melhor não misturar o leite materno com a fórmula, porque você pode acabar desperdiçando o suado leite materno se o bebê não terminar a mamadeira.

Mas tudo isso é normal, não se preocupe. A partir do primeiro mês, é esperado que o bebê esteja mamando de 90 a 120ml de leite por mamada.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Assim, a melhor opção são bicos de silicone. Eles são mais resistentes, fáceis de higienizar e possuem opções que imitam o bico do peito natural.

Conheça seu bebê
Mas é muito importante ficar atento a alguns sinais para confirmar se a amamentação está sendo o suficiente, como: O bebe soltou o peito sozinho; O som do neném engolindo o leite foi perceptível; O bebe ficou tranquilo e mais calmo após a amamentação.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras.

Para identificar a sucção não nutritiva, é importante prestar atenção aos sinais e comportamentos do bebê. Geralmente, esse tipo de sucção ocorre quando o pequeno está relaxado, sonolento ou em busca de conforto. Além disso, é fácil perceber que a criança suga mais lentamente e de forma rítmica.

A introdução de água para bebês que mamam exclusivamente leite materno só deve ser feita após os seis meses, com a entrada de outros alimentos na dieta. Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Por que o bebê mamando o tempo todo não é normal? De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome.