Como identificar infarto silencioso?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

“Um dos principais desafios na identificação do infarto silencioso é que seus sintomas podem ser facilmente confundidos com estresse, ansiedade, fadiga, gastrite e outras causas”, compara o cardiologista. Os sintomas são falta de ar, sudorese fria, sensação de desmaio, dor nas costas ou na região do estômago.

Como saber se tive um infarto silencioso? De acordo com o cardiologista, é essencial ir ao médico para identificar se foi vítima de algum episódio. “Ao fazer exames de rotina, o médico avalia as alterações nos exames que são compatíveis com um infarto, que podem ser uma cicatriz ou fibrose no músculo do coração.

Sim, é totalmente possível que você possa infartar e não saber que está acontecendo, em muitos casos o ataque cardíaco é silencioso, mas na maioria das vezes, as pessoas apenas conhecem os sintomas básicos do infarto, sendo assim, quando sintomas diferentes acontecem, a pessoa associa a outras situações.

Quando ir ao médico: quando o indivíduo está com uma dor intensa entre a boca e o umbigo, que dura mais de 20 minutos e apresenta outros sintomas que estão ligados ao infarto, deve procurar um hospital ou ligar para o 192 (SAMU), especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol ...

Uma forte dor no peito, dificuldade de respirar e sudorese excessiva são sintomas relacionados comumente a um infarto, mas também podem indicar uma crise de ansiedade. Embora muitas vezes esse mal-estar seja passageiro, em se tratando de um problema cardíaco, fazer a correta distinção pode ser vital.

As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo. Contudo, nem sempre uma dor aguda significa infarto. Especialistas explicam que outros problemas de saúde – como gastrite forte, esôfago com refluxo ou pâncreas com pancreatite – podem ocasionar dores semelhantes.

Massagem cardíaca durante um infarto pode salvar vidas
Chamada de compressão torácica externa, ela mantém temporariamente o bombeamento de sangue para o restante do corpo até que uma equipe de emergência chegue ao local e continue o atendimento com a desfibrilação cardíaca.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Ao surgirem os primeiros sintomas, procure socorro imediatamente pelo 192 (Samu). Não dirija automóvel e evite andar ou carregar peso mesmo que a dor seja mínima; Se conseguir engolir sem dificuldade e não for alérgico ao medicamento, tome 2 comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) imediatamente.

Por isso, os médicos explicam que não há como uma pessoa estar "infartada há dias" e continuar viva, isso porque o infarto representa a condição mais severa da lesão.

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

Confundida com infarto, síndrome de Takotsubo avança entre as mulheres.