Como funciona a saúde em Luxemburgo?

Perguntado por: srosa . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 9 votos

O sistema de saúde luxemburguês baseia-se nos princípios da cobertura universal, da acessibilidade e da igualdade para todos os cidadãos. Todos os residentes têm acesso aos serviços de saúde, independentemente do seu rendimento ou situação profissional. O seguro de saúde é obrigatório.

Uma família de quatro pessoas requer um mínimo de 1.542 euros por mês, um casal 1.292 euros e uma única pessoa 1.101 euros (incluindo custos de aquecimento). Isto equivale a 38% da renda para um casal e 55% para uma única pessoa! A alimentação é a segunda maior despesa.

Como um brasileiro pode morar em Luxemburgo? Um brasileiro pode morar em Luxemburgo e se candidatar a uma cidadania no país se: comprovar residência por, no mínimo 8 anos no país; realizar uma prova oral e escrita; e não apresentar antecedentes criminais.

Luxemburgo é um país acolhedor e seguro para famílias, com muitas opções de moradia, educação e cuidados de saúde. O país tem uma taxa de natalidade relativamente alta, o que significa que há muitas crianças e famílias jovens em todo o país.

Quantos brasileiros vivem no Luxemburgo? Estima-se que 20 mil brasileiros terão a cidadania luxemburguesa ao abrigo do programa de atribuição de cidadania a descendentes de antigos imigrantes do Grão-Ducado que foram para o Brasil.

€4.546,45

Quanto ganha um brasileiro em Luxemburgo? O salário mínimo social é determinado em dois níveis: salário mínimo para trabalhadores não qualificados e salário mínimo qualificado. O salário médio em Luxemburgo após impostos e outras deduções é de €4.546,45.

Em Luxemburgo, a renda média doméstica disponível líquida ajustada per capita é de USD 39 264muito superior à média da OCDE, de USD 30.604 por ano.

A situação linguística em Luxemburgo caracteriza-se pela prática e o reconhecimento de três línguas oficiais: o francês, o alemão e o luxemburguês, a língua nacional estabelecida em lei em 1984. Esses idiomas também são referidos como as três línguas administrativas.

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Luxemburgo ou qualquer país que faça parte da Comunidade Europeia ou seja signatário do Tratado de Schengen. Como turistas podem permanecer até 90 dias em Luxemburgo ou em países da Comunidade Europeia, devido ao Tratado de Schengen.

Os brasileiros que pretendem viajar para Luxemburgo a partir de 2024 precisam contar com a autorização de viagem ETIAS vinculada ao passaporte.

Para trabalhadores cidadãos do Espaço Econômico Europeu (EEE), o mercado de Luxemburgo é aberto. Para aqueles que não possuem passaportes de países membros do EEE, é necessária uma permissão para morar e trabalhar (autorisation de séjour).

Antes da transição de Portugal para a democracia, muitos portugueses partiram para outros países. Na época, Luxemburgo era particularmente receptivo aos migrantes de outros países de maioria católica. É por isso que, hoje, os portugueses e os descendentes de portugueses constituem cerca de um sexto da população.

A maioria das pessoas veio sem nada e trabalhava na construção, mas, hoje, a segunda e terceira gerações trabalham também nos serviços, nos bancos, nos seguros”, o que mostra que a integração é “um grande sucesso”, dizia, há um ano, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo.