Como funciona a fita de Móbius?

Perguntado por: omenezes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

A fita de Möbius tem várias propriedades interessantes. Uma linha traçada a partir da costura para o meio encontra-se de volta na costura, mas do outro lado. Se continuar a linha, chega-se ao ponto de partida, e é o dobro do comprimento da fita original.

A fita de Möbius foi criada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius, em 1858. Sua representação mais comum e conhecida é como um símbolo do infinito. Fazer uma é muito simples, basta pegar uma tira de papel, girar uma de suas pontas e juntar os dois extremos.

Assim, resta uma fita com "apenas um lado", que é a característica que define a fita de Moebius.

Um exemplo de objeto não orientável
Uma das características mais fascinantes da fita de Möbius é ser o que os matemáticos chamam de "objeto não orientável", ou seja, é impossível determinar qual é a parte de cima e a de baixo, a de dentro e de fora.

A faixa de Moebius é uma superfície em que a noção de lado de dentro e o lado de fora se confundem. Podemos dizer que somente possui um lado.

A síndrome ou seqüência de Moebius consiste de paralisia congênita parcial ou completa do nervo facial, comumente associada a outros pares cranianos, sobretudo o nervo abdu-cente(1,2). Cursa freqüentemente com malformações dos membros e estruturas orofaciais(1,3).

Idealizada pelo matemático alemão August Fernand Möbius, a fita de Möbius é uma forma não-orientável. Isso quer dizer que não existe “lado de dentro” ou “lado de fora”, pois ambos são o mesmo lado.

É uma superfície em que as noções de direita e esquerda não podem ser definidas de maneira consistente.

O primeiro uso matemático do termo INFINITO é atribuído a Zenão de Eleia (490 – 430 a.C., filósofo pré-socrático, paradoxo).

Diofanto de Alexandria

Diofanto de Alexandria (em grego clássico: Διόφαντος ᾿Αλεξανδρεύς; nascido entre 201 e 214 — falecido entre 284 e 298) foi um matemático grego. É considerado por muitos como "o pai da álgebra". Este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a.C.) tem na Geometria e Ptolomeu (85–165) na Astronomia.

A Topologia é uma área da matemática que estuda a maneira como os pontos de um conjunto estão distribuídos e conectados (ou não) entre si. Neste contexto, não é levada em consideração a forma exata dos objetos, mas sim, as propriedades que são preservadas quando, por exemplo, estes objetos são deformados.

b) Quantos metros de fita rosa ela comprou a mais do que de fita preta? 9 metros a mais. c) Se cada metro de fita vermelha custou 10 reais, quanto ela gastou com fita vermelha?

A fita de borda é um material de acabamento que pode ser encontrada em dois tipos. O primeiro deles é composto em policloreto de vinila (PVC), já o segundo é de acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Ambos os modelos possuem uma vantagem sustentável: são totalmente recicláveis e biodegradáveis.

0.4 milímetros

Com isso, surgiu o conceito da fita de borda, criada justamente para ajudar no dia-a-dia do marceneiro e deixar tudo mais prático! E é exatamente por conta dessa história que a fita de espessura 0.4 milímetros é a mais usada pelos marceneiros atualmente.

Nobutaka Osanai

Moebius. Uma das mais antigas gangues, criada antes da própria Toman e liderada por Nobutaka Osanai.