Para que serve aquela fita no joelho?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

A Bandagem Elástica Adesiva e ideal para a reabilitação na fisioterapia, propriocepção, aumento do desempenho, bem como no tratamento das desordens funcionais, redução de edemas e para dar suporte e performance aos músculos e articulações. Não há diferença de função ou desempenho entre as cores.

A Kinesio Tape é uma fita bastante elástica já pré-cortada no modelo certinho para se encaixar perfeitamente a qualquer joelho. Após lesões – sejam elas musculares, de ligamentos ou articulares – contribui para que haja cicatrização mais rápida da área machucada.

O Kinesiotaping é uma técnica criada por Kenso Kase em 1976, utilizando uma fita elástica, porosa, adesiva, hipoalergênica e sem princípios ativos, que pode permanecer em contato com a pele por vários dias.

A Fita de Kinésio 3M é uma bandagem elástica que ajuda a aliviar dores musculares esportivas e cotidianas. Desenvolvida por profissionais da saúde e uma equipe de engenheiros.

Uma das principais indicações da bandagem elástica é para alívio de dores. Ao esticar e elevar a pele, é possível diminuir a pressão nos receptores de dor que ficam abaixo da camada mais externa da pele.

A faixa elástica de joelho ajuda a prevenir lesões nas articulações e nos ligamentos, sendo uma alternativa interessante, principalmente para atletas de alto rendimento e esportistas que treinam de forma intensa. É muito comum encontrar pessoas usando faixas nos joelhos em academias espalhadas pelo Brasil.

Não usar por mais de duas horas, pois isso pode causar machucados ou agravar a lesão; Não use para dormir; Não é indicado usar enquanto pratica atividades físicas.

Ao contrário do que se pensa, as cores não influenciam na efetividade da bandagem, as cores são apenas um fator estético.

Além dos benefícios comentados, a bandagem terapêutica também proporciona:

  • reeducação postural;
  • redução de inflamações;
  • reabilitação física;
  • prevenção de lesões musculares e articulares;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • aumento da propriocepção;
  • diminuição da dor.

A duração varia de 48h a 72h após a aplicação. Segundo Adriano Silva, vai depender do tecido da pele, se é gorduroso ou não, da forma como foi feita a aplicação e também da rotina do paciente. Se costuma nadar, por exemplo, é provável que a água da piscina ou mar abrevie a vida útil da bandagem.

O objetivo dessa técnica é auxiliar no tratamento de lesões nos nervos e tensões musculares. Por meio da pressão exercida, a bandagem garante suporte aos músculos, às articulações, aos tendões e a ligamentos, além de promover estabilidade e amplitude aos movimentos.

Alguns outros casos em que as bandagens elásticas podem ser contraindicadas são: tromboses, ferimentos cutâneos, região abdominal de gestantes, rupturas de tendões, ligamentares e musculares, fraturas, edemas de causas não conhecidas e pacientes com alterações no retorno venoso.