Como fazer uma hidratação com óleo de rícino?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Leve ao fogo, mexendo bem até engrossar fazendo uma espécie de mingau; Espere esfriar um pouquinho; Assim que estiver em temperatura ambiente, acrescente o creme de hidratação capilar; Misture bem, e por último, adicione o óleo de rícino.

Hidratação com óleo de rícino
Pingue algumas gotinhas do óleo de rícino puro no pote. Misture bem os dois ingredientes. Aplique, mecha por mecha, por todo o cabelo. Deixe a mistura agir por 30 minutos.

A receita é simples: misture à sua máscara capilar 1 colher de sopa de óleo de rícino, 1 colher de sopa de óleo de coco e aplique nos cabelos secos enluvando cada mecha. Deixe agir por 30 minutos e depois lave normalmente com shampoo e condicionador.

O óleo de rícino serve para nutrir e hidratar os fios. Ele é recomendado para todos os tipos de fios, principalmente aqueles mais ressecados, porosos e opacos. Com os cabelos nutridos é possível fazer com que o cabelo cresça mais forte, o que evita a queda de cabelo e a quebra dos fios.

O óleo de rícino só hidrata e umecta os fios. O óleo de rícino combate a queda capilar? Assim como não promove o crescimento do cabelo, o óleo também não interrompe a queda capilar. Inclusive, a queda de cabelo é um problema multifatorial, ou seja, pode ocorrer por vários fatores.

Modo de preparo
Assim que estiver em temperatura ambiente, acrescente o creme de hidratação capilar; Misture bem, e por último, adicione o óleo de rícino.

6 dicas para hidratar o cabelo ressecado

  1. Aplicar uma máscara de hidratação. ...
  2. Usar um sérum capilar. ...
  3. Fazer massagem com óleos naturais. ...
  4. Lavar o cabelo com água fria ou morna. ...
  5. Usar um leave-in com proteção solar. ...
  6. Aplicar um protetor térmico.

Por ter ação laxante rápida, espera-se que a evacuação aconteça entre uma e três horas após a ingestão do óleo de rícino. Apesar disso, a ingestão em altas doses pode causar efeitos colaterais como cólica abdominal, náusea, vômito e diarreia, de acordo com estudos.

Quem pode usar óleo de rícino no shampoo? Normalmente, os óleos são mais relacionados aos cabelos secos, que precisam de hidratação extra. Mas o óleo de rícino pode ser usado em todos os tipos de cabelo - inclusive nos oleosos.

Ele ajuda a fortalecer os fios e, por isso, é muito usado por quem está no projeto Rapunzel. Isso acontece graças à presença de ômega 3 e 6, que estimulam o couro cabeludo e os folículos pilosos, dando mais volume e brilho aos fios. Para isso, o óleo de rícino pode ser usado puro ou no shampoo, condicionador e cremes.

Para o rosto
No rosto, o óleo de rícino pode ajudar a nutrir e a hidratar a pele. Ao ser aplicado na face por meio de uma leve massagem, é possível afastar os radicais livres e despertar a produção de colágenos e elastina, rejuvenescendo essa região e combatendo o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Dentre suas substâncias, o óleo de rícino contém triglicerídeos. Eles podem ajudar a manter a umidade da pele, tornando-o um tratamento útil para a pele seca (e cabelo). Além disso, tem propriedades umectantes, o que significa que ele pode atrair a umidade do ar para a pele e fios, mantendo-os hidratados.

Consiste em aplicar o óleo de coco em todo o cabelo (secos), inclusive na raiz, mecha por mecha. Depois de aplica-lo, deixe agindo de uma a seis horas. Lave os cabelos normalmente. Nesse método o óleo precisa estar liquido, então, caso você esteja em um dia mais frio, coloque o potinho do óleo em banho maria.

No caso da umectação noturna, o óleo de rícino deve ser mantido nos fios durante toda a noite e lavados pela manhã. Além disso, o óleo de rícino também pode ser usado na máscara capilar. Basta pingar algumas gotas do produto e fazer a hidratação dos fios.