Como fazer um conto?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Escrevendo um conto em 7 passos

  1. Passo 1 – Encontre sua emoção chave.
  2. Passo 2 – Comece com um gancho.
  3. Passo 3 – Construa a história.
  4. Passo 4 – Escreva um final forte.
  5. Passo 5 – Releia sua história.
  6. Passo 6 – Edite-se.
  7. Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.

Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas. O conto possui características específicas e é bastante comum na tradição literária brasileira.

Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

de 1 a 10 páginas

Saiba que o conto é principalmente caracterizado como narrativa curta e breve, ou seja, pode possuir de 1 a 10 páginas dependendo do tamanho da fonte. Ele sempre é menor que os gêneros Romance e Novela.

1. Como escrever uma história de qualidade

  1. Pesquise antes de escrever livro. ...
  2. Crie métodos para planejar o enredo do seu livro (ou só deixe rolar, mas com disciplina). ...
  3. Aprenda como desenvolver personagens. ...
  4. Escreva diálogos realistas. ...
  5. Foque em como cativar os leitores. ...
  6. Reduza seu texto ao necessário.

Diferente de outros textos, o conto costuma ser pequeno, menor que um romance, mas apesar de ser pequeno, ele apresenta uma estrutura fechada e um clímax, que é o momento de tensão da história.

Todavia, caso você decida escrever um conto, que é, geralmente, uma obra ficcional, a sua narrativa será breve, bem menor que a de um romance. De acordo com a mesma fonte citada acima, um conto tem, aproximadamente até 7.500 palavras.

A estrutura do conto é formada por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Essa divisão é parte importante para composição do enredo. Dessa forma, na construção do conto, ocorrem os elementos da narrativa, que são: foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança.

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão - clímax, e solução - desfecho.

O conto é um gênero textual — um dos mais conhecidos, vale ressaltar — que apresenta uma história, geralmente fictícia, com início, meio e fim em único volume. Ele se diferencia das obras narrativas comuns não só por essa ausência de continuação, mas principalmente por ter um enredo sem ramificações e ser conciso.