Como fazer soma de frações com denominadores iguais?

Perguntado por: amaldonado4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.

Soma de frações com denominadores iguais
Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo). Entenda nos exemplos: Exemplos com denominadores iguais. Uma fração deve ser simplificada até se tornar irredutível, a exemplo de 20/2 = 10/1.

Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores. Observe a comparação entre as frações . Note que os denominadores são iguais, dessa forma, vamos comparar os numeradores: 4 > 2 (quatro é maior que dois), então .

Nas frações onde os denominadores são iguais, basta conservar o denominador e adicionar ou subtrair os numeradores de acordo com a operação indicada. Por exemplo: Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador.

Adição. Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.

O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores. Por último, simplifique as frações se necessário.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.

1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira. 3º passo: efetuar as operações indicadas entre os numeradores.

A regra prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes.

Como encontrar um denominador comum
Uma maneira de encontrar o denominador comum de duas (ou mais!) frações é listar os múltiplos de cada denominador até encontrar o menor múltiplo que eles têm em comum.

Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações. Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc (5,2) = 10.

Inicialmente vamos determinar o MMC (7,3). Para isso, podemos utilizar a propriedade 3, assim, MMC (7,3) = 21. Assim, 4 + 5 = 56 :7 = 8. O mesmo procedimento é válido para quando temos uma subtração de frações, bastando ficar atento apenas ao sinal entre as frações.