Como é feita a divisão de fração?

Perguntado por: lmartins4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores.

1º: organize a operação identificando o dividendo e o divisor; 2º: encontre um número que multiplicado pelo divisor seja igual ou próximo ao dividendo; 3º caso o número seja menor que o dividendo subtraia um pelo outro e continue a divisão com o resto até que não haja mais nenhum número para continuar a divisão.

Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de um, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar. Observe que realizando a divisão do numerador pelo denominador, o mesmo resultado é encontrado em todas as frações.

Para dividir frações algébricas, conserve a primeira fração e multiplique-a pelo inverso da segunda.

A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda.

Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.

A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.

Uma fração é aparente quando ela representa um número inteiro, ou seja, quando o numerador é divisível pelo denominador. Exemplos: 22→2∶2 = 1. 84→8∶4=2.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Operações com Frações
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

Para dividir frações por um número inteiro, tudo o que precisa é converter o número inteiro numa fração, encontrar o inverso, e multiplicar o resultado pela primeira fração. Multiplica-se a primeira fração, pelo inverso da segunda.

A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.

No caso da multiplicação entre duas frações, a multiplicação de fração é calculada multiplicando o numerador da primeira fração pelo numerador da segunda fração e o denominador da primeira fração pelo denominador da segunda fração.

Para isso, realizamos a divisão do numerador pelo denominador. O quociente da divisão será a parte inteira, já o resto será o numerador da parte fracionária, e o divisor será o denominador da parte fracionária, ou seja, o denominar continuará o mesmo.