Como fazer mapa mental?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 13 votos

5 passos de como fazer um mapa mental

  1. Defina o tema central. Bom, esse é o primeiro ponto. ...
  2. Defina a ferramenta que você vai usar. Existem várias formas de fazer um mapa. ...
  3. Escolha os subtópicos principais. ...
  4. Escreva tópicos que se relacionam aos subtópicos. ...
  5. Adicione novos elementos: desenhos e cores.

2. Como fazer um mapa mental simples

  1. Defina o tema principal. O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. ...
  2. Elenque os subtópicos principais. ...
  3. Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico. ...
  4. Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal. ...
  5. Sequencie a ordem dos agrupamentos.

Em geral, o mapa mental é feito a partir de palavras-chave relacionadas ao tema central dos conteúdos que estão sendo estudados. Atualmente, há inúmeros aplicativos para montar um mapa mental online, mas ele também pode ser feito em papel.

Um mapa mental é um diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual. O mapa mental pode ser utilizado para estudos, para organização de tarefas ou estruturação de um planejamento. No centro de um mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras informações a ela relacionadas.

O que não pode faltar em um mapa mental? É preciso trabalhar bem as cores, imagens, formatos e outros elementos do mapa. No entanto, evite em um primeiro momento exagerar nos detalhes gráficos, como vemos em alguns exemplos de mapa mental disponibilizados na internet.

Passo a passo: Como fazer mapas mentais para concursos

  1. Selecione o tema principal da disciplina. ...
  2. Utilize ramificações sobre os assuntos adjacentes. ...
  3. Use e abuse de cores e símbolos para te ajudar. ...
  4. Seja conciso nas suas anotações. ...
  5. Utilize o mapa para suas revisões.

É possível fazer mapa mental no celular para organizar ideias com o aplicativo Mindly, disponível para Android e iPhone (iOS). O app permite estruturar pensamentos, fazer anotações nos elementos, adicionar ícones, imagens e links, e salvar o diagrama em PDF quando estiver concluído.

Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.

Um mapa mental é um tipo de diagrama que ajuda a explicar conceitos complicados de maneira simples e objetiva. É bem simples de fazer: um mapa mental leva a ideia principal no centro e, a partir daí, se ramifica com os conceitos relacionados.

O mapa mental pode ser compreendido como uma ferramenta que ajuda a gerir informações. Ou seja, é uma maneira de simplificar a compreensão de um tema, relacionar conteúdos, revisar dados ou mesmo registrar ideias.

A página VESTMapaMental disponibiliza uma série de mapas mentais gratuitamente. É possível fazer o download de materiais para estudar química, física, biologia, filosofia, sociologia, geografia, história e redação (clique aqui para baixar). Uma ótima dica para seus estudos, não é mesmo?

Definir palavras-chave
O objetivo da palavra-chave é ligar ela a uma ramificação, ou seja, nunca faça uma ramificação sem colocar uma palavra-chave no mapa mental. Essas palavras-chaves têm como objetivo estimular diretamente nosso cérebro esquerdo, que é nosso cérebro racional.

Sim, é claro! E é muito simples: Vá para o editor de mapas mentais e clique em “Inserir Imagem”.

Faça o trajeto descrevendo ruas, avenidas, colocando seus respectivos nomes. Destaque, por meio de figuras ou símbolos, referências como ponto de ônibus, ginásios, igrejas, centros comerciais entre outros. Elabore uma legenda contendo as figuras e os símbolos inseridos no mapa, desenhe a mesma ao lado do mapa.