Como fazer a melhor rima?

Perguntado por: rmata7 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

Dicas práticas de como rimar

  1. Não se apegue às palavras e aos versos, mas à mensagem e ao sentimento.
  2. Escolha um verso qualquer para iniciar o poema.
  3. Reescreva e teste diferentes versos e rimas.

Como criar um poema rimado?

  1. Escolha um tema para o seu poema. ...
  2. Escreva algumas palavras relacionadas ao tema que você escolheu. ...
  3. Escolha um esquema de rimas para o seu poema. ...
  4. Comece a escrever os versos do seu poema, usando as palavras que você escolheu e seguindo o esquema de rimas que você definiu.

a) Rimas perfeitas – são aquelas que possuem uma identidade absoluta entre os sons.

Rima pobre
Quando a rima é construída com duas palavras de mesma classe gramatical, entende-se que tem pouco valor, já que seria “fácil” de construir — verbo + verbo, substantivo + substantivo, adjetivo + adjetivo e assim por diante.

Classificação de rimas quanto à fonética
Rima imperfeita: Em que apenas há correspondência parcial de sons. Pode ser toante ou aliterante. Rima toante (ou assonante): Em que há apenas a repetição dos sons vocálicos. Rima aliterante: Em que há apenas a repetição dos sons consonantais.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

As rimas pobres não devem ser desdenhadas ou desmerecidas pela adjetivação pejorativa que carregam no nome. Isso porque há muitas obras literárias construídas a partir desse recurso estilístico. São consideradas ricas as rimas entre palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes.