Como eu posso me colocar no lugar do outro?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Como ser mais empático?

  1. Evitar julgamentos. Assim que o outro começar a contar a sua história, apenas receba, sem mais ou menos. ...
  2. Não compare suas experiências pessoais. Um indivíduo isolado é único, seja por suas falhas ou virtudes. ...
  3. Entenda o outro como ele é

Aprender a se colocar no lugar do outro e ser empático pode ser a chave para ter sucesso nas relações, uma vez que isso te permite aprender com a experiência do outro, compartilhar a tua, crescer juntos, oferecer apoio e ser humilde no dar e receber.

A empatia é uma prática. Quanto mais você pratica empatia, mais fácil fica executar. Então, se você não consegue se colocar no lugar do outro, e deseja conseguir, você deve se perguntar o que te impede de praticar a empatia, o que te impede de se colocar no lugar do do outro. Daí, você irá descobrir.

Ser uma pessoa empática traz inúmeros benefícios não apenas para si, mas também para todos que convivem ao seu redor. Isso porque, quem consegue se colocar sentir a dor do outro, costuma cultivar melhor suas relações, com uma melhor convivência familiar, no trabalho e na vida amorosa e social.

A origem da palavra 'empatia' vem do grego, empatheia, e descreve a capacidade de compreender os sentimentos e emoções do outro, colocando-se em seu lugar.

Abaixo, veja algumas dicas de como ser mais compreensivo.

  1. Faça poucos julgamentos. ...
  2. Não se apegue a primeiras impressões. ...
  3. Faça perguntas. ...
  4. Escute as vivências das outras pessoas. ...
  5. Reflita sobre o que você faria. ...
  6. Diversifique o seu grupo de amigos.

A empatia edifica a união
Ao fazermos isso, ajudamos a cumprir a oração de Cristo de que Seus seguidores “sejam um como tu, ó Pai, és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós” (João 17:21).

Se refere à ideia mais popular de empatia, relacionada a se colocar no lugar do outro. É a capacidade de entender os sentimentos de outra pessoa e o que ela pode estar pensando. Também pode ser chamada de tomada de perspectiva e é útil para negociações ou motivar outras pessoas.

Sempre atento, sempre disposto. Sempre perto, ouvindo, apoiando. Dizem que estar com você é um prazer, que seu ombro é mais do que confortável para se apoiar e chorar. E você faz isso com satisfação; é algo natural.

“Empatia, paciência, presença, carinho. Cada um vive esse momento de uma forma, não existe uma receita de luto. Por isso, o melhor que alguém pode fazer é estar por perto de uma forma amorosa, por exemplo perguntando como pode ajudar. Sem se apressar, sem querer dar fórmulas prontas, sem recriminar.”

Pessoas que têm níveis altos de empatia concentram-se em ouvir, em vez de falar. Afinal, querem se colocar na situação da outra pessoa. Assim, para entender de verdade as dificuldades ou triunfos que a outra pessoa está sentindo, eles querem saber todos os detalhes sobre o que está ocorrendo.

Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, especialmente no momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas. E o relacionamento interpessoal é essencial para uma liderança bem-sucedida.

Considerando tudo isso, podemos resumir que ser você mesmo é se sentir feliz sendo quem é, se orgulhar das suas conquistas, reconhecer seus erros e aprender com eles. É, também, cuidar com carinho do seu corpo, que é o seu templo, a casa onde a sua alma vive.