Como estudar a bíblia?

Perguntado por: ncavalcante . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Passos simples para um estudo consistente das Escrituras apesar de a bíblia ser o livro mais vendido da humanidade, não se pode dizer que seja o mais bem-compreendido. Muitos a consideram complexa demais e desistem do desafio de tentar entendê-la. ...

O ideal é montar um plano organizado, pois a leitura da Bíblia não é igual a de outros livros. A sequência dos acontecimentos históricos não foram colocados em ordem cronológica. Antes de iniciar a sua leitura, faça uma oração, peça sabedoria e entendimento para Deus.

E pelo fato de Jesus ser o coração da Bíblia, devemos iniciar sua leitura exatamente onde se narra a vida d'Ele, ou seja, nos quatro livros chamados de “Evangelhos” (que significa “boa notícia”). Seus nomes são: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Analise o contexto
Ao estudar as Escrituras, leve em consideração o capítulo e o livro em que se encontra o trecho que você escolheu, bem como os versos que estão antes dele e os que vêm depois. Com a ajuda de um comentário bíblico, procure entender quem escreveu e quando, onde, para quem e por que escreveu.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

10 aNão temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que envergonhados e humilhados serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo aperecerão.

"Não temas, não te desalentes". (1Cr 22.13.)

Qual é a melhor Bíblia de Estudo para estudiosos da Bíblia? Para estudiosos da Bíblia, uma boa opção é a Bíblia de Estudo de Genebra, que oferece recursos avançados, como notas teológicas, comentários históricos e estudos temáticos.

O momento devocional deve ser diferente do que um estudo comum de algum tema secular. É uma hora separada para ouvir a voz de Deus e entender o que ele quer para a sua vida. Por isso, é importante separar tempo para oração, pedindo inspiração e compreensão sobre os conteúdos que serão estudados.