Como era o cinema na década de 80?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O cinema mundial na década de 80 se caracterizou pelo avanço tecnológico e pela expansão do cinema Blockbuster moderno, especialmente nos Estados Unidos. Além da busca por entretenimento, não faltaram filmes preocupados com assuntos mais reflexivos, de conteúdo mais denso.

O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos.

Além do rock, o MPB e bossa nova também foram muito marcantes naquela época. Foi na década de 80 que surgiram bandas, artistas e músicas que são super conhecidas e tocadas até hoje em todas as rádios, streaming, festa de casamento, formatura e aniversário, já que elas são atemporais.

Entre a década de 1920 até 1960, a MGM, Warner Bros., 20th Century Fox, RKO, Paramount Studios e a Disney criaram as grandes obras do cinema clássico. Os anos 50 entraram na era de ouro como a década das obras primas.

Cinema nos anos 90
Ela rendeu uma considerável quantidade de clássicos, obras marcantes que, se não ganharam o Oscar, pelo menos deixaram a sua marca indelével na cultura pop. Quando falamos em filmes, Forrest Gump, Jurassic Park, Ghost, Titanic e Pulp Fiction são apenas alguns nomes de uma lista imensa.

Enquanto o cinema clássico buscava, majoritariamente, envolver o espectador em um universo mágico e fantástico, o cinema moderno surgiu com preocupações mais profundas, como refletir sobre sua própria natureza e seu papel social, até mesmo convidando o espectador a meditar sobre o processo durante a sessão.

4. Videocassete e VHS. Assistir a filmes em casa e acompanhar os lançamentos do cinema eram formas de lazer possíveis apenas pelo videocassete. Para isso, as pessoas compravam ou até mesmo alugavam uma fita VHS com o filme desejado e colocavam para rodar no aparelho.

Roupas com cintura alta, ombreiras, drapeados e pregas ganharam espaço. Os tailleurs também dividiram lugar no closet feminino da época, por oferecerem um visual poderoso. Vestidos de cintura marcada e saias balonê também se sobressaíram.

Artistas como Michael Jackson, Madonna, Whitney Houston, Prince, Queen, Guns N' Roses, John Lennon, Paul McCartney, Neil Young, Dire Straits, The Police, Tina Turner, Diana Ross, Olivia Newton-John são só alguns dos muitos nomes que prosperaram na década de 1980.

Sem internet nem shoppings centers a diversão da época se resumia às brincadeiras de rua, aos programas de televisão e aos brinquedos que rondavam o imaginário da criançada. E exemplo do Playmobil, Pense Bem, Pogobal, Robô Art-Tur, tantos outros, e para os meninos, o inesquecível Atari.

A partir do século XX, o cinema começou a se popularizar e diversas salas de cinema fixo começaram a ser construídas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além dos locais de exibição terem se popularizado, as produções também começaram a prosperar.

Durante as décadas de 1930 e 1940, o cinema estadunidense viveu sua chamada "Era de Ouro".

A influência do cinema norte-americano ganhou força em nosso país sobretudo a partir da década de 1930, quando as produtoras de filmes dos Estados Unidos passaram a investir bastante no mercado brasileiro.

Na década de 1880, vários experimentos com imagens fotográficas indicavam a possibilidade de criação de uma nova arte: o cinema. Em várias regiões do mundo, inventores já conseguiam desenvolver máquinas que tiravam fotos em sequência que, ao serem expostas rapidamente, davam a impressão de movimento.