Como era o cinema na década de 60?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 12 de julho de 2023
3.9 / 5 13 votos

O cinema mundial nos anos 60, ainda que continuasse a produzir grandes musicais, faroestes clássicos e filmes épicos, notadamente em Hollywood, deu uma guinada para novas narrativas, transgressões temáticas e linguagem inovadora.

De caráter revolucionário, o cinema novo se consolidará nos anos 60, focado nas temáticas se cunho social e político. Na década de 1950, já foram produzidos filmes considerados precursores do Cinema Novo, como Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos.

Movimento de renovação da linguagem cinematográfica brasileira, que ocorre nos anos 1960 e início dos 1970, marcado pelo realismo e pela crítica às injustiças sociais ao retratar o sofrimento de brasileiros que tentam sobreviver num país desigual.

Renúncia de um presidente, adoção casuística do regime parlamentarista, radicalismo político, golpe de Estado seguido de ditadura militar, fechamentos do Congresso, elevado número de diferentes governos e subversão armada são alguns dos acontecimentos que movimentam o Brasil na conturbada década de 60.

O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos.

O cinema requer muito investimento e naquela época o filme dependia muito do desempenho da bilheteria. Às vezes, o filme não era impedido, mas era mutilado com tantos cortes, que se tornava incompreensível para o público.

A partir do século XX, o cinema começou a se popularizar e diversas salas de cinema fixo começaram a ser construídas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além dos locais de exibição terem se popularizado, as produções também começaram a prosperar.

O cinema mundial nos anos 60, ainda que continuasse a produzir grandes musicais, faroestes clássicos e filmes épicos, notadamente em Hollywood, deu uma guinada para novas narrativas, transgressões temáticas e linguagem inovadora.

Desde seu surgimento, o cinema passou por diversas fases de transição até o cinema atual. Mudo, caseiro, de trincheira… as formas de contar histórias, bem como a maneira de filmá-las, foram mudando de acordo com a época. Um marco histórico no cinema foi o surgimento da Super 8.

A atuação da censura cinematográfica durante a Ditadura Militar no Brasil foi marcada por contradições, como o caso da proibição de filmes que foram financiados pelo próprio Estado, através da Embrafilme. Por meio da análise dos critérios da censura e dos processos censórios de Os Inconfidentes (1972), S.

No campo da cultura, teve início o movimento conhecido como Cinema Novo, com abordagem social engajada.

Resumo: A década de 1960 é uma das mais belas e marcantes para a história da educação brasileira; fatos como o regime ditatorial militar e a publicação da nossa primeira (Lei de Diretrizes e Bases) LDB, a reforma do ensino superior, a implantação do tecnicismo como pedagogia oficial pelo governo federal.