Como emitir uma nota fiscal avulsa de prestação de serviços?

Perguntado por: oqueiroz4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

A emissão de NFA-e por contribuinte enquadrado no MEI segue as seguintes etapas:

  1. Acessar o serviço;
  2. Identificar-se como contribuinte enquadrado no MEI;
  3. Informar os dados da nota;
  4. Validar a nota;
  5. Transmitir a nota;
  6. Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.

Passo a passo: como emitir uma nota fiscal avulsa

  1. 1 – Solicite uma autorização junto à Sefaz. ...
  2. 2 – Faça o seu cadastro no site da Sefaz. ...
  3. 3 – Reúna todos os documentos necessários. ...
  4. 4 – Preencha o formulário eletrônico.

3. Quem pode emitir a Nota Fiscal de Serviços Avulsa? A NFPSA, como documento fiscal excepcional no sistema, pode ser emitida por pessoas físicas e jurídicas, domiciliadas no Município, que em razão da eventualidade dos serviços que prestam, não estejam inscritas no CPSQN.

Emitir uma nota fiscal avulsa por meio do portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) não possui custo algum. Esse serviço é disponibilizado gratuitamente, o que é uma vantagem significativa para pequenos empreendedores, pois permite que eles emitam notas fiscais para seus clientes sem incorrer em despesas adicionais.

Como faço para emitir uma Nota Fiscal Avulsa?

  1. Emissão eletrônica da Nota Fiscal Avulsa. Na emissão eletrônica, a NFA-e é gerada através do site da Sefaz, Secretaria da Fazenda do Estado. ...
  2. Emissão manual da Nota Fiscal Avulsa. A segunda alternativa é a emissão manual, ou seja, com o preenchimento em papel.

O autônomo não é obrigado a emitir, mas pode, caso queira. Nesse caso, ele precisa realizar seu cadastro no CCM, que é o Cadastro de Contribuintes Mobiliários. Feito isso, o profissional deverá solicitar uma SENHA WEB para acessar o sistema de emissão de notas fiscais do município.

O valor de imposto da nota fiscal avulsa é 11% de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além do IRRF, Imposto de Renda Retido na Fonte, que depende do tipo de serviço, variando de 1% a 1,5%.

Para isso, é necessário dirigir-se até sua Prefeitura da cidade que está registrado como autônomo – se não estiver precisa se registrar – para ter e usar o seu número de registro. Após pagar uma taxa municipal, você terá seu número e poderá mandar imprimir notas fiscais em gráficas.

A emissão de nota fiscal é obrigatória para todo prestador de serviço, pois ela influencia diretamente na declaração dos ganhos e no pagamento dos impostos. Mesmo que você tenha poucos clientes ou tenha um faturamento baixo, a NF é indispensável para quaisquer transações de venda.

A NFA-e e a NFSA-e também possuem diferenças em relação à forma de emissão. A NFA-e é emitida diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado onde a empresa está localizada, enquanto a NFSA-e é emitida por meio de um sistema próprio da prefeitura do município onde a empresa atua.

A emissão de NFA-e por contribuinte enquadrado no MEI segue as seguintes etapas:

  1. Acessar o serviço;
  2. Identificar-se como contribuinte enquadrado no MEI;
  3. Informar os dados da nota;
  4. Validar a nota;
  5. Transmitir a nota;
  6. Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.