Como emancipar só com a mãe?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Não constando do assento de nascimento o nome do pai do menor, a emancipação pode ser concedida exclusivamente pela mãe; se a mãe não for conhecida ou capaz de exercer o poder familiar, será dado tutor ao menor, conforme disposto no artigo 1.633 do atual Código Civil.

Mas o que acontece nos casos em que o pai do menor sumiu? Nesse tipo de situação, o Código Civil Brasileiro permite que, havendo uma justa causa como esta, a emancipação seja feita somente por um dos pais. A emancipação voluntária é declarada por meio de uma escritura pública, no Tabelionato de Notas.

Como este não tem poderes para emancipar o adolescente, porque não tem poder familiar ou parental, deverá requerer ao juiz. Os requisitos para que ocorra a emancipação judicial são: Que o menor tenha pelo menos 16 anos completos; Que tenha sido expedida sentença favorável à emancipação.

A emancipação é feita por escritura pública, no cartório de notas. Trata-se de ato irrevogável que torna o menor plenamente capaz. É obrigatório o comparecimento do pai, da mãe e do filho a ser emancipado, o qual necessariamente deve ser maior de 16 (dezesseis) anos.

Muitos juristas e doutrinadores firmaram entendimento no sentido de que na falta de um dos pais, não pode ser concedida a emancipação apenas pelo outro, apenas por decisão judicial.

Quanto custa? O valor da escritura de emancipação é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado de São Paulo: R$ 548,68 (quinhentos e quarenta e oito reais e sessenta e oito centavos).

Requisitos da emancipação judicial
Da mesma forma que todos os demais modelos de emancipação, é necessário que o menor de idade tenha 16 anos completos para ser emancipado.

É uma opção mais difícil de ocorrer, uma vez que a grande maioria dos cursos superiores têm duração mínima de quatro anos. Contudo, hoje existem diversas opções com tem durabilidade de dois anos. Então, é realmente possível realizar a emancipação com base nessa previsão.

QUANTO TEMPO DEMORA A EMANCIPAÇÃO
A escritura pública lavrada no Cartório de Notas fica pronta na hora e pode ser levada ao cartório de Registro Civil no mesmo dia.

PRECISO DE ADVOGADO PARA FAZER A EMANCIPAÇÃO DE MENOR? Em caso de DIVERGÊNCIA quanto a vontade dos pais (um quer e o outro não), a EMANCIPAÇÃO NÃO PODERÁ SER FEITA NO CARTÓRIO, somente através de AÇÃO JUDICIAL específica. Procure a Defensoria Pública local, um ADVOGADO ESPECIALISTA EM EMANCIPAÇÃO DE MENOR.

É possível ter um registro através da emissão de uma certidão de nascimento atualizada, emitindo através do cartório online.

O jovem emancipado pode morar sozinho, inclusive em outro estado ou país? Sim, sendo capaz inclusive de realizar a assinatura de contratos e afins.