Como é um relacionamento aberto como funciona?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Um relacionamento aberto é um tipo de relacionamento onde duas pessoas estão envolvidas, mas estão "abertas" ao possível envolvimento físico com outras pessoas.

Estas são as regras de um relacionamento aberto

  • A comunicação é fundamental. A comunicação é essencial em qualquer relacionamento. ...
  • Estabeleça limites claros. ...
  • Pratique sexo seguro. ...
  • Não negligencie seu relacionamento principal. ...
  • Seja honesto consigo mesmo e com seu parceiro.

As vantagens do relacionamento aberto são tentadoras: maior liberdade para o desejo (sem culpas), enorme cumplicidade entre o casal, quebra da rotina, amadurecimento psicológico, ausência do fantasma da traição tradicional

A relação aberta é para os parceiros que, em comum acordo, topam quebrar com uma parte da exclusividade, seja só sexual ou também afetiva. “Têm casais que vivem muito bem num relacionamento fechado, monogâmico, exclusivo, e nem cogitam outra maneira de se relacionar”, explica Anahy D'Amico.

Tipos de relacionamentos abertos

  • Relações com múltiplos parceiros, quando um relacionamento sexual não ocorre entre todas as partes envolvidas.
  • Relacionamentos híbridos, quando um parceiro não é monogâmico e o outro é.
  • Swinging.

Em um relacionamento aberto, não há sentido de exclusividade, e as duas pessoas concordam que podem se relacionar com outras pessoas sem isso ser considerado como uma traição ou infidelidade.

Procure mais informação sobre os casais abertos
Se o seu parceiro não especificou um, pergunte. Alguns desses tipos de relacionamento podem ser mais adequados para você e você pode chegar a um acordo. Por outro lado, absorver informações é uma grande ajuda para se libertar do preconceito e praticar a normalização.

Um estudo recente publicado na revista Psychological Science identificou que casais em relacionamentos abertos relataram níveis mais altos de insegurança do que casais em relacionamentos monogâmicos, sugerindo que a não-monogamia pode não ser tão segura emocionalmente quanto alguns acreditam.

Não é possível segurar ninguém em um relacionamento, nem mesmo os filhos ou questões financeiras seguram um relacionamento por muito tempo. Um homem para estar feliz com seu relacionamento, precisa de alguém que o traga paz, segurança, e não que seja o motivo para suas dores de cabeça.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.

Outra forma de se relacionar que tem ganhado adeptos é o relacionamento híbrido, em que uma das partes de um casal possui relações extraconjugais, enquanto a outra está satisfeita em manter a monogamia, não se importando com as demais relações de seu companheiro. Não é uma relação aberta e nem uma relação flexível.

Com a maior disseminação da pauta de relacionamentos não monogâmicos, um termo que tem ganhado destaque é o famoso trisal, um “casal” formado por três pessoas.

Um relacionamento aberto é uma atitude relacional que está não condicionada por padrões de comportamento, regras, pré-estabelecidas; amizade colorida é uma relação, ou atitude relacional, em que o comportamento das pessoas envolvidas poderá assumir diferentes formas de expressão, sem estar subordinado a falsas crenças, ...