Como é o corpo de quem anda de bicicleta?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ao andar de bicicleta, o corpo é trabalhado de várias maneiras. Mas essa atividade atinge predominantemente a parte inferior do corpo, trabalhando os músculos quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas. Também trabalha a parte superior do corpo, embora em menor grau, usando tríceps, bíceps e deltóides.

O corpo de quem anda de bicicleta acaba mudando com a frequência que a atividade é praticada, criando músculos, perdendo peso e influenciando inclusive no fortalecimento da respiração.

A prática de qualquer exercício, entre eles o ciclismo, ajuda a melhorar o condicionamento físico. Ao longo do tempo, o seu corpo se habitua a esse tipo de esforço, melhorando o seu ritmo e a constância na respiração, o que oferece mais fôlego e tranquilidade para respirar no cotidiano.

Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.

2º benefício de andar de bicicleta todos os dias : saúde mental. Andar de bicicleta pode ser uma ótima opção para melhorar a saúde mental e reduzir condições como depressão, estresse e ansiedade. Isso acontece graças aos efeitos do exercício em si e também pelo prazer que pedalar proporciona.

Os benefícios de pedalar incluem aumento da força muscular, melhora da qualidade do sono e do condicionamento e redução do colesterol e triglicérides, além de elevação do bem-estar e de ganhos para a saúde mental.

Prática incorreta do ciclismo pode gerar graves lesões na coluna e nos membros inferiores. Os problemas mais comuns são as tendinites nos joelhos e as hérnias de disco. O alongamento e fortalecimento muscular estão entre as principais recomendações preventivas.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Nem só de pedalar engrossa as pernas. Por isso, é preciso complementar esse esporte com outros exercícios físicos que também tonificam os membros inferiores e garantem mais força e resistência.

Quanto tempo devo pedalar por dia para emagrecer? Especialistas indicam o mínimo de 30 minutos em dias intercalados, ou seja, inicialmente você deve pedalar um dia e descansar no seguinte. Se você não possui essa disponibilidade de tempo, indica-se também pedalar de 50 minutos a 1 hora, por até 3x na semana.

A prática de exercícios na bicicleta durante pelo menos 30 minutos por dia aumenta a resistência cardiovascular e muscular. Com esforço consistente, é possível notar uma melhoria na capacidade aeróbica que permite pedaladas mais longas ou a realização de percursos mais intensos.

Engrossar as pernas: Confira os melhores exercícios

  1. Exercícios para engrossar as pernas: Agachamento.
  2. Exercícios para engrossar as pernas: Stiff.
  3. Afundo.
  4. Leg press.
  5. Agachamento sumô
  6. Elevação pélvica.