Como é feita a dança da fita?
Os dançarinos se dispõem em círculos cada um com suas respectivas fitas onde irão fazer os movimentos trançando-as. No Rio Grande do Sul os trançamentos recebem os nomes: “Trama”, “Trança”, “Rede de Pescador”.
Como se dança a dança da fita junina
Dança de fitas
Cada dançarino se prende à ponta de uma fita e toda a coreografia se desenvolve como uma ciranda, entrelaçando as fitas e depois desembaraçando-as, em movimentos suaves e artísticos.
Quando ocorre a dança de fitas
A dança das fitas, ou dança do pau-de-fitas, ocorre no período das festas juninas e é dançada ao redor de um mastro com fitas coloridas, conduzida por músicas com ritmo cadenciado, em que os participantes fazem coreografias nas quais, aos poucos, vão realizando tranças com as fitas.
Qual é a origem da dança da fita
Em Vila Pavão a Dança da Fita foi introduzida no início da década de 1990 quando Dona Glauzir Boa Pinheiro, na época, professora da escola da comunidade de Todos os Anjos, criou um grupo de danças para celebrar a cultura cabocla, o que acabou dando origem a Festa Cabocla.
Qual o ritmo do pau-de-fitas
É importante destacar que costumeiramente a música instrumental é cantada. Como a música que acompanha o pau-de-fitas tem caráter junino geralmente é utilizado para suas apresentações o clássico conjunto de forró: sanfona, triângulo, pandeiro e zabumba, acrescentando-se um violão ou viola.
Quais são as coreografias da quadrilha
Alguns dos passos mais populares da quadrilha são:
- Caminho da roça;
- Balancê;
- Túnel;
- Formação do caracol;
- Olha a chuva;
- Olha a cobra.
Qual o país de origem da quadrilha
De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de quadrille.
Como a dança da fita chegou ao Brasil
A Dança da Fita, por ser uma dança folclórica, também não se difere disso. A manifestação milenar de origem europeia, foi trazida pelos imigrantes ao Brasil pela região sul do país. Possui o significado de reverenciar a árvore, que após a época de inverno anuncia o prenúncio da primavera.
O que é a origem da dança
A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.
Quem trouxe a dança para o Brasil
A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.
O que é tranca fita
A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor do mastro central (pau) fincado no chão. Enquanto no topo do mastro são presas as pontas das fitas, a outra extremidade é sustentada por cada dançante que segura a fita durante a dança.
Quais os dois personagens mais importantes em uma quadrilha tradicional
Em toda quadrilha tradicional existem dois personagens importantes: o noivo e a noiva.
Quem criou a quadrilha
A origem da quadrilha está relacionada à forma de dançar do country dance da Inglaterra, por volta do século XVIII. Com a Guerra dos Cem Anos, essa maneira de dançar foi compartilhada na França, região da Normandia. Os franceses modificaram a expressão e criaram a dança palaciana, praticada pela nobreza da época.
O que é o carimbo
Dança típica do estado do Pará
O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.
Qual é o principal ritmo de Pernambuco
O Frevo, símbolo do Carnaval do Recife e Olinda, se caracteriza pelo ritmo acelerado e pelos movimentos herdados da capoeira.