Como é difícil ser mãe solteira?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ser mãe solteira não é nada fácil, mas obviamente tem o seu lado recompensador. Cuidar de uma criança sozinha é tarefa para corajosas e destemidas, já que o cansaço baterá, a vontade de dividir a carga com alguém chegará. Se a mulher tem uma vida profissional ativa, o trabalho fica redobrado.

A verdade sobre criar um filho sozinha não é simples: é algo difícil. É possível que os outros vejam uma mulher valente, uma mãe que sempre tem um sorriso no rosto quando leva seu filho daqui para lá, mas em seu interior ocorrem muitas coisas, muitíssimos pensamentos e sensações nas quais vamos a refletir um pouco.

Os principais desafios da maternidade

  • A necessidade de dizer não. Dizer não é necessário, mas nem sempre é fácil. ...
  • O eterno peso da culpa. Dizem por aí que a culpa é inerente à maternidade. ...
  • A importância da educação. ...
  • O excesso de informação. ...
  • A arte de equilibrar família e carreira.

"As mães muitas vezes estão no lugar da falta: falta de sono, falta de tempo para si mesmas, falta de autocuidado. Ao mesmo tempo, elas têm o melhor emprego, porém o mais exigente do mundo. Então, o que as mães podem fazer para reduzir a raiva quando tudo se torna excessivo?", questiona a profissional.

Ser mãe solteira não é nada fácil, mas obviamente tem o seu lado recompensador. Cuidar de uma criança sozinha é tarefa para corajosas e destemidas, já que o cansaço baterá, a vontade de dividir a carga com alguém chegará. Se a mulher tem uma vida profissional ativa, o trabalho fica redobrado.

Estudos sobre filho único apontam que eles possuem maiores chances da vida de conquistar futuros mais brilhantes, já que recebe uma educação, estudo melhor e com uma qualidade de vida melhor2.

O termo 'mãe solo' hoje é amplamente utilizado para designar mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus pequenos, deixando o conceito de 'mãe solteira' em desuso, já que estar ou não em um relacionamento com um(a) parceiro(a) não quer dizer necessariamente compartilhar a difícil missão de ter um ...

O termo “mãe solo” hoje é amplamente utilizado para designar mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus pequenos, deixando o conceito de “mãe solteira” em desuso, já que estar ou não em um relacionamento com um(a) parceiro(a) não quer dizer necessariamente compartilhar a difícil missão de ter um ...

Além do Auxílio Brasil, as mães solteiras também têm direito a creche gratuita para seus filhos. Esse benefício é fundamental para que as mães possam trabalhar ou estudar, sem se preocupar com o cuidado dos filhos.

Para Bianca Andrade, a fase do puerpério foi a mais difícil da maternidade. Em entrevista, ela conta que teve uma péssima experiência com a amamentação e que esse período impactou seu psicológico. Mas, você sabe o que é o puerpério? O puerpério inicia logo após o nascimento do bebê e dura entre cinco e oito semanas.

Muitas vezes, o aspecto mais cansativo de ser mãe é ter que ser a "Conhecedora de Todas as Coisas", ser quem detém todo o conhecimento dos bastidores sobre todas as diversas coisas envolvidas na criação de uma criança.

O mais difícil é conciliar a maternidade com a vida pessoal e profissional. Uma em cada duas mulheres avaliaram como muito difícil ter tempo para vida pessoal após a maternidade.

Um dos fatores que levam algumas mulheres a decidirem não querer ser mãe é o fato de elas não quererem abrir mão dessas atividades que as trazem prazer, ou então elas não querem a responsabilidade e os desafios que a maternidade traz. Em outros casos, a mulher simplesmente não sente o desejo de ter um filho ou filha.