Como é alergia nas partes íntimas?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Geralmente, os sintomas de alergias surgem na vulva e não no canal vaginal. A coceira é um sinal dessas inflamações e costuma vir acompanhada de vermelhidão, inchaço e ardor.

Diagnóstico e tratamento da alergia na vagina
Embora a alergia seja incômoda, na maioria dos casos ela pode ser tratada com pomadas e cremes de uso local e evitando-se o contato com o agente alérgico. Casos de alergia ao sêmen, por exemplo, podem ser evitados com o uso de preservativos.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Clotrimazol
Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital. Clotrimazol é o nome genérico da pomada cuja embalagem é composta por 3 ou 6 aplicadores vaginais. Essa é uma pomada ginecológica com antibiótico e antifúngico.

Quando a coceira é na área externa (vulva), geralmente, é resultado de alergias a substâncias químicas. Porém, pode estar relacionada a doenças de pele e até câncer. Já a coceira na parte interna (canal vaginal) pode ser decorrente de contaminação por fungos, bactérias, vírus e parasitas, incluindo IST.

Remédio caseiro para coceira na vagina
Em alguns casos, é possível aliviar o prurido com alguns remédios caseiros para coceira na vagina. São alguns deles: Banho de assento de chá de camomila: ferva uma colher de chá de camomila em um litro de água. Coe o chá e misture em uma bacia com água morna.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Os sintomas da candidíase vaginal são coceira vaginal, corrimento branco em grumos (como nata de leite), mau cheiro, podendo também haver ardor e dor durante as relações sexuais. Esse tipo da doença pode ser caracterizado pelo desequilíbrio das bactérias presentes na flora vaginal.

Esse tipo de candidíase geralmente causa a formação de uma erupção cutânea vermelha e pruriginosa, mais comumente nas dobras da pele, mas que pode se espalhar para outras áreas do corpo. Na maioria das vezes, ocorre em áreas quentes, úmidas e vincadas, como axilas e virilhas.

Em vez de coçar, experimente fazer uma pressão sobre o local onde surge o incômodo para aliviar a coceira. Além disso, você pode passar gelo ou água fria no local.

Pode usar a pomada cetoconazol nas partes íntimas? O cetoconazol comprimido e o cetoconazol pomada podem ser utilizados no tratamento de candidíase vaginal. Porém, para saber se esse tratamento é o mais indicado para o seu caso, é necessário se consultar com um médico.

Água e sabonete neutro
Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).