Como é a verruga do câncer de pele?

Perguntado por: rmoreira4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Uma ferida aberta que sangra e forma crostas e persiste por semanas. Esta mancha crostosa perto do olho foi diagnosticada como um carcinoma de células escamosas (SCC). Um crescimento semelhante a uma verruga que forma crostas e ocasionalmente sangra.

Verrugas filiformes: são lesões finas e alongadas que se projetam para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios especialmente nas pessoas mais velhas. Verrugas anogenitais ou condilomas acuminados: essas verrugas podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero e de pênis.

A maioria dos melanomas é assimétrica. Se você traçar uma linha no meio da lesão, as duas metades não coincidem, então parece diferente de uma verruga comum redonda para oval e simétrica. B é para Fronteira. As bordas do melanoma tendem a ser irregulares e podem ter bordas recortadas ou entalhadas.

Identificação

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Se você não tem certeza se o crescimento de sua pele é uma verruga (alguns cânceres de pele se parecem com eles), não melhora com o tratamento em casa, dói, ou se você tem muitos deles, verifique com seu médico.

As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande.

Verruga vulgar: é o tipo mais comum. Geralmente caracteriza-se por uma pápula irregular, endurecida e áspera. As lesões podem ser única ou agrupadas e são frequentemente encontradas em áreas sujeitas a maior trauma. Verruga filiforme: apresentam-se de forma fina e alongadas, em geral isolada ou pouco numerosas.

Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas. Como se manifestam: Verruga vulgar: localizam-se na superfície normal da pele; as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada.

Outras causas de aparecimento de verrugas
Um exemplo é o nevos, tumores benignos escuros que normalmente são mais planos, mas podem crescer ao longo da vida. Esse tipo de lesão costuma ser chamado de “pinta” popularmente, mas pode ser confundida com uma verruga.

Muitos confundem, mas o nome correto é verruga e trata-se de uma doença viral com diferentes manifestações. A mais conhecida é a verruga vulgar, aquela que muitos de nós já tivemos na infância, principalmente nos dedos das mãos, e que, em alguns casos, só desapareceram com as simpatias ensinadas pelas vovós.

O câncer de pele tem sintomas!
E na presença de qualquer sinal estranho, procure imediatamente um médico especialista para análise e diagnóstico de cada caso. Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta.