Como é a cabeça de um narcisista?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os indivíduos com um perfil narcisista tendem a ter uma autoestima inflada e uma visão excessivamente positiva de si mesmos. Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante.

Essa mente transtornada, que clama por alívio, impõe projeções aos que estejam por perto. Percebe-se a manifestação da arrogância, humilhações, raiva e maldade. Os narcisistas possuem fantasias narcisistas extremamente exigentes. Essa exigência os fazem sentir muita angústia.

Ter uma sensação exagerada e infundada da sua própria importância e talentos (grandiosidade). Ter preocupação com fantasias de realizações ilimitadas, influência, poder, inteligência, beleza ou amor perfeito. Ter convicção de ser especial e única e que deve relacionar-se apenas com pessoas do mais alto calibre.

Uma pessoa narcisista tem um ego inflado e tende a se preocupar principalmente com suas próprias necessidades e desejos. Eles podem ter dificuldade em ver as coisas do ponto de vista dos outros e em se preocupar com as necessidades e desejos dos outros.

Indivíduos com alto índice de narcisismo patológico relatam baixa auto-estima, maior agressão e maior vergonha, maior sofrimento psicológico, depressão e menor satisfação com a vida, bem como comportamento de autoagressão superior.

Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.

Não receber atenção que pensa ser merecida. Se sentir sendo deixado de lado. Não conseguir manipular uma pessoa e não atingir um objetivo. Perder algo que para ele é muito importante.

Embora seja possível para um narcisista desenvolver sentimentos de amor por outra pessoa, eles lutam para manter relacionamentos duradouros devido à sua falta de empatia e tendência ao egoísmo.

O destino de um narcisista não pode ser definido de forma precisa ou generalizada, pois cada indivíduo é único e influenciado por uma série de fatores individuais, ambientais e contextuais.

Pessoas narcisistas são apaixonadas por si mesmas. Para os especialistas, muitos líderes possuem alguma característica ou traço narcisista. Mais fique atento, os melhores líderes são aqueles que aprenderam a reter seus egos e a moderar os efeitos negativos do narcisismo.

Muitos narcisistas reconhecem o amor e o valorizam como algo importante de se ter na vida. É comum que eles desejem coisas estereotipadas como casamento e filhos. A maioria até dirá que o compromisso é importante. Mas o amor, para eles, é algo no qual têm o direito de receber.

Aconselho a qualquer pessoa que esteja lidando com uma pessoa narcisista a buscar ajuda psicológica. Pode parecer difícil no início, mas é possível superar essa situação e construir uma vida feliz e saudável. A terapia pode ser a chave para essa transformação.

Assim, pais narcisistas podem:
- Nunca elogiar e sempre criticar e apontar defeitos para se sentir melhor; - Demonstrar inveja diante das conquistas dos filhos; - Usar os filhos para promover seus próprios interesses; - Serem agressivos quando contrariados pelos filhos (sejam crianças, adolescentes ou adultos);

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

Pontos fracos de um narcisista: o medo de ficar sozinho. Essa não seria apenas uma das maiores fraquezas de um narcisista, mas também seu medo capital: a solidão. Um narcisista precisa das vítimas. É como o predador que se move em busca de uma presa para se alimentar.