Como desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 8 de julho de 2023
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Como desenvolver a resiliência no trabalho?

  1. Trabalhe a inteligência emocional. Já falamos que a resiliência no trabalho tem tudo a ver com a inteligência emocional, outra importante competência comportamental. ...
  2. Tenha empatia. ...
  3. Aprenda a lidar com críticas. ...
  4. Busque aprendizado e evolução.

6 dicas para desenvolver a resiliência

  1. Ser uma pessoa adaptável. ...
  2. Focar em atitudes assertivas. ...
  3. Aprender com as situações. ...
  4. Procure formas de liberar o estresse e a tensão. ...
  5. Confie em si mesmo. ...
  6. Ter bases de apoio.

O New York Times reuniu alguns elementos para tornar alguém mais resiliente.

  • 1 – Cultive o otimismo.
  • 2 – Reescreva a sua própria história.
  • 3 – Lide melhor com o estresse.
  • 4 – Apoie os outros.
  • 5 – Saia da sua zona de conforto.

É a habilidade de lidar positivamente com pressão, conflitos, incertezas, crises, feedbacks negativos e competitividade. Ou seja, mesmo diante dessas situações, a pessoa resiliente no trabalho se mantém produtiva e focada em suas demandas. Um trabalhador resiliente não consome energia e tempo lamentando.

Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a resiliência é através da terapia. Com a ajuda de um psicólogo, fica mais fácil analisar as suas vivências de modo racional, sem interferência de juízos de valor, autopercepções destorcidas e emoções. Consequentemente, também é fácil aprender com os erros.

Com a facilidade de ser online, o questionário reúne oito componentes da resiliência, mapeados por meio de pesquisas:

  • autoconfiança;
  • otimismo;
  • busca de apoio;
  • direção com propósito;
  • adaptabilidade;
  • criatividade;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

Recetividade, flexibilidade e perseverança são as 3 chaves que propomos para levar à prática o aperfeiçoamento quotidiano.

Neste módulo, tratamos sobre resiliência emocional, que envolve as competências de tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidade e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.

Por exemplo: O resiliente seria aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação às novas realidades. A palavra Resiliência vem do Latim: Resilire, que significa recusar, voltar atrás.

No contexto da psicologia, resiliência é característica de quem consegue se adaptar, recuperar-se e/ou superar problemas, mudanças, momentos de tensão etc. O indivíduo resiliente consegue lidar com as questões da vida e resistir à pressão, sem sofrer grandes danos emocionais.

Ela ajuda o indivíduo a enfrentar melhor as adversidades da vida. A superar os obstáculos e as crises de forma equilibrada, superando seus próprios limites. Pessoas resilientes são mais produtivas, felizes, mais focadas em seus objetivos.

A seguir, listamos algumas formas de se tornar mais “elástico” no trabalho:

  1. Tempere suas emoções. Segundo Sabbag, pessoas resilientes conseguem experimentar emoções de forma equilibrada, moderada. ...
  2. Saiba o que te satisfaz. ...
  3. Articule apoios. ...
  4. Invista numa mentalidade positiva. ...
  5. Fique atento ao outro.

Uma pessoa resiliente nunca se isola. Ela continua mantendo contato com amigos e familiares, sempre buscando nas pessoas que ama, uma palavra de conforto e bons momentos de descontração. Você não tem que sofrer sozinho! Recorra a amigos e familiares, exponha seus problemas a pessoas de confiança.

Ser resiliente na vida profissional significa conseguir voltar ao seu “normal” apesar das tensões, da pressão, das discussões e das dificuldades que você enfrenta profissionalmente. A diferença, claro, é que neste caso a “tensão” é emocional e o estado que precisa voltar ao “normal” é o mental – e não o físico.