Como descriptografar o backup do WhatsApp?

Perguntado por: lportela9 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos
  1. Abra as Configurações do WhatsApp.
  2. Toque em Conversas > Backup de conversas > Backup criptografado de ponta a ponta.
  3. Toque em Desativar.
  4. Insira sua senha.
  5. Toque em Desativar para confirmar que você deseja desativar o backup criptografado.

Para isso, siga os passos:

  1. Acesse as Configurações do WhatsApp. ...
  2. Toque em “Conversas” e, em seguida, em “Backup de Conversas”;
  3. Clique em “Backup criptografado de ponta a ponta”, que deve estar como “Ativo”;
  4. Na tela seguinte, toque em “Desativar”;
  5. Digite sua senha e toque novamente em “Desativar” para confirmar.

Você pode ativar o backup criptografado de ponta a ponta novamente a qualquer momento. Caso você não se lembre da sua senha e não tenha acesso às suas conversas do WhatsApp, não será possível acessar seu backup. O WhatsApp não pode redefinir sua senha nem restaurar seu backup para você.

Esse é o processo realizado para “destravar” seus arquivos criptografados. Em outras palavras, a descriptografia é o processo de transformação de dados que foram tornados ilegíveis por meio da criptografia. Ou seja, é a atitude de trazer um arquivo, ou conjunto de dados, de volta ao formato não criptografado.

Para ativar o backup criptografado, é preciso acessar as Configurações do WhatsApp. No menu, selecione a opção Conversas > Backup de conversas > Backup criptografado de ponta a ponta. Em seguida, toque em Continuar e escolha se quer criar uma senha ou usar uma chave de criptografia de 64 dígitos.

Para desativar a criptografia dos backups, desmarque a caixa de seleção "Criptografar backup local" no Finder ou iTunes e insira a senha. Se não lembrar a senha, você tem duas opções: Se você possui uma conta no iCloud, use o iCloud para fazer o backup e restaurar.

O único jeito é ir na pasta -> propriedades -> Geral -> Avançado -> e desmarcar o "Criptografar o conteúdo para proteger os dados".

Você pode desativar o backup criptografado de ponta a ponta usando sua senha, sua chave, a autenticação por biometria ou o PIN do aparelho. Se você desativar esse recurso, suas mensagens e seus arquivos de mídia não serão mais salvos na nuvem.

Abra o aplicativo e selecione “Memória do sistema” ou “Memória interna” – em nosso caso, a segunda opção foi marcada. Vá até a pasta “WhatsApp” e, em seguida, toque sobre “Databases” – este é o local em que as mensagens trocadas ficam armazenadas.

Para decodificar o texto cifrado, basta realizar o procedimento inverso, aplicando a operação de “ou exclusivo” entre o texto cifrado e a chave. O número de bits da chave é uma variável fundamental no sistema de segurança, pois ela indica o nível de esforço necessário para quebrá-la (descobrí-la).

A descriptografia é o processo inverso da criptografia e é usada para restaurar os dados originais do código criptografado. O processo de descriptografia requer o uso de uma chave secreta ou senha que foi usada para criptografar os dados e, sem ela, os dados não podem ser descriptografados e permanecem ilegíveis.

Processo de transformar um criptograma (texto cifrado) na mensagem que lhe deu origem (texto claro). É o processo inverso da cifragem.

  1. Clique com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo que deseja descriptografar e clique em Propriedades.
  2. Clique na guia Geral e em Avançado.
  3. Desmarque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo para proteger os dados, clique em OK e em OK novamente.

Ninguém mais pode ler ou ouvir suas conversas, nem mesmo o WhatsApp. As mensagens e chamadas são protegidas com um cadeado exclusivo e somente você e a pessoa que recebe a mensagem têm acesso à chave especial para destrancá-lo e ler as mensagens.