Como colocar o chatbot no WhatsApp?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Como fazer chatbot para WhatsApp?

  1. Solicite a API WhatsApp Business. O primeiro passo para ativar o chatbot para Whatsapp é solicitar a API comercial do WhatsApp. ...
  2. Construa os diálogos do seu chatbot. O segundo passo é a construção de diálogos do chatbot para Whatsapp. ...
  3. Configure sua aplicação e comece a usar a ferramenta!

Como criar um robô para responder WhatsApp?

  1. Faça o download do aplicativo WhatsApp Business API. ...
  2. Avalie o fluxo de mensagens. ...
  3. Utilize um criador de chatbot para mensagens. ...
  4. Teste a funcionalidade do chatbot para WhatsApp.

O chatbot para WhatsApp, na prática, é como um robô que conversa automaticamente com os Leads e clientes da sua empresa. Mas é claro que toda a estratégia é criada antes pelo seu time. Dessa maneira, você consegue criar fluxos de conversa com diversos gatilhos que possibilitam sanar dúvidas e avançar na conversão.

Top 7 melhores chatbots para WhatsApp

  1. Agentbot. ...
  2. Botsify. ...
  3. Landbot. ...
  4. Leadster. ...
  5. Kommo. ...
  6. Zendesk. ...
  7. Zenvia.

O preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 mensais, e o valor aumenta conforme o número de robôs; para dois bots, R$ 160; e para três bots, o preço médio é de R$ 200.

As etapas são:

  1. Solicite a API do WhatsApp Business.
  2. Use uma plataforma de chatbot e integre ao atendimento.
  3. Construa os diálogos do seu bot.
  4. Implemente a ferramenta.
  5. Acompanhe os indicadores para otimizar o processo.

Por enquanto, não tem como colocar resposta automática no WhatsApp normal. O recurso nativo está disponível somente na versão business do mensageiro. Porém é possível programar mensagens automáticas no WhatsApp por meio de apps como o Autoresponder, IM auto Reply e Auto Reply for Whats, por exemplo.

  1. Abra uma conversa.
  2. Toque no ícone e, em seguida, em Atribuir conversa.
  3. Selecione seu nome ou o nome de outro atendente e, em seguida, toque em SALVAR.

Diferenças entre Chat e Chatbot
Os participantes do chat podem expressar emoções, fazer perguntas complexas e fornecer respostas personalizadas com base no contexto da conversa. Já um chatbot, embora possa fornecer respostas personalizadas, é uma interação com uma máquina, não com um ser humano.

Algumas dicas para otimizar as respostas do chatbot são: não ser genérico; exemplificar exatamente o que você quer que ele faça; fornecer o contexto da situação; e explicar a ele o que você espera da resposta. Um outro conselho é refazer a resposta até encontrar a melhor opção.

Banco de Dados ou Base de Conhecimento: O chatbot precisa ter acesso a um banco de dados ou base de conhecimento que contenha informações relevantes. Essa fonte de dados ajuda o chatbot a encontrar respostas e fornecer informações precisas aos usuários.