Como colocar absorvente interno?

Perguntado por: dchaves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 19 votos

O segredo está em não empurrar para cima, e sim na direção das costas. Isso porque o canal vaginal não é uma subida reta, ele é mais parecido com uma rampa levemente diagonal. Então, empurre o absorvente na direção das suas costas, vai ser muito mais confortável assim, pode confiar!

Empurre o tubo inferior (mais fino) com o dedo indicador totalmente para dentro do tubo superior (mais grosso), até que as extremidades se juntem. A cordinha deverá estar do lado de fora do seu corpo. Você não deve sentir o absorvente interno se ele estiver bem colocado.

- A melhor posição para colocar o absorvente interno é em pé, com uma das pernas ligeiramente flexionada. Apoie o pé em cima do vaso sanitário e introduza o tampão devagar, usando o dedo ou o aplicador - ensina a médica.

Não é indicado de forma alguma ter relações sexuais usando absorvente interno. Isso porque, a penetração irá empurrar o absorvente para o fundo do canal vaginal podendo causar fortes dores, além de machucar os órgãos internamente.

Não é comum sentir isso ao usar absorvente interno. O motivo mais simples é que provavelmente ele foi inserido de forma errada, o que acabou causando incômodo.

Se a cordinha sumir, como devemos agir? A primeira coisa é não se desesperar: “Mantenha a calma. A vagina é uma cavidade fechada, portanto, o absorvente interno não ficará perdido pelo corpo”, explica a médica.

O absorvente deve ser trocado, no máximo, a cada quatro horas. Se o fluxo for muito intenso, a troca deve ser ainda mais frequente.

Muitas meninas se perguntam com quantos anos podem usar esse absorvente, mas a verdade é que não há idade mínima. Se você estiver confortável com a ideia, é possível usar desde a primeira menstruação.

Use proteção interna: A única contra-indicação na hora de entrar na piscina menstruada é se você não estiver usando proteção interna². Esse cuidado é indispensável principalmente se você tem um fluxo menstrual muito intenso. A dica, portanto, é optar pelo absorvente interno ou coletor menstrual para entrar na piscina!

A esponja menstrual, como o próprio nome sugere, é uma espécie de material mais maleável que absorve o fluxo menstrual. Conforme a utilização ao longo do dia, ela se molda ao canal vaginal da mulher para evitar qualquer vazamento. A esponja também é intravaginal e possui uma pequena alça para ajudar na retirada.

Apresenta 3 tamanhos, que se diferenciam pela capacidade de absorção e indicação de uso: Mini: fluxo menstrual leve. Médio: fluxo menstrual moderado. Super: fluxo menstrual intenso.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Sim! Quem é virgem pode usar absorvente interno!
Ele é colocado internamente na vagina. Assim, o sangramento da menstruação não fica em contato direto com a pele nem com a calcinha.

Sim. Você não precisa trocar o absorvente interno sempre que fizer xixi, mas talvez seja bom afastar o fio para a lateral para que ele não fique encharcado. Mas isso é só para seu conforto pessoal, já que é improvável que você tenha problemas de saúde ao fazer xixi acidentalmente no fio do absorvente interno.