Como capturar a lua no celular?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 2 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

De forma resumida, é o tempo que demora para a câmera fazer o click. Quanto mais lento for, mais luz vai ser absorvida – lembre-se que a Lua já reflete luz. Então, reduza a velocidade do obturador entre 1/60 e 1/125 para ter uma imagem da Lua mais clara e nítida.

Para ajudar nesses casos, a melhor opção é baixar em seu smartphone alguns aplicativos que liberam controles manuais e recursos extras. Um dos mais usados e procurados entre entre os profissionais é o Adobe Lightroom. O aplicativo é grátis e pode ser usado tanto em aparelhos Android quanto iOS.

Para fazer o teste, é possível recorrer a apps disponíveis para Android e iPhone (iOS). No teste, que vem atraindo reproduções em todo o mundo, é preciso utilizar uma foto real da lua no dia em que você nasceu e o seu parceiro nasceu. Depois, você precisa editá-las para verificar o resultado da união.

Com o Mobile Observatory, você pode acompanhar o movimento dos planetas, identificar constelações e até mesmo rastrear os estágios da Lua.

A velocidade precisa estar acima de 1/100, pois não podemos esquecer que a lua gira rapidamente, mesmo sendo impossível observar isso a olho nu. O segundo detalhe importante é deixar a abertura do diafragma bem fechado, algo em torno de f/11, pro exemplo. Isso vai garantir que sua foto tenha mais nitidez.

Use o Modo Noturno
O modo noturno das câmeras usa inteligência artificial para garantir fotos de boa qualidade em ambientes de baixa iluminação. O recurso geralmente é representado por um ícone de lua e, para ativá-lo, basta tocar sobre ele.

Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar. Através de um telescópio, podemos apreciar as crateras e planícies lunares e o contraste causado pela sombra da parte escura da Lua sobre essas crateras.

Quando toda a face iluminada está do lado oposto à face voltada para a Terra, observa-se a lua nova. Quando a face voltada para o Sol também está voltada para a Terra, observa-se a lua cheia. A lua crescente e minguante ocorrem quando só é possível observar uma parte da face iluminada pelo Sol.

Google Sky Maps é um mapa celestial que mostra objetos como estrelas, constelações, galáxias, planetas ou a lua da Terra. Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.

O SkyView é um aplicativo que permite ver planetas, estrelas e constelações que estão ao seu redor apenas apontando a câmera do aparelho. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app permite ainda acompanhar fenômenos astronômicos e possui diversas ferramentas para personalizar a visualização.

Para isso é preciso entrar no modo Google Earth através do ícone de configurações presente no canto inferior esquerdo do Google Maps. Após entrar no Google Earth, tire o máximo possível do zoom. Feito isso, uma opção para viajar para a Lua ou para Marte irá aparecer na barra inferior do aplicativo.

O melhor momento para fotografar a lua é quando ela está baixa no horizonte. Nesse momento, a lua parece maior e mais brilhante do que quando está no alto do céu. Além disso, tente escolher um momento em que o céu esteja claro e sem nuvens.

Eu continuamente ajusto a exposição durante uma foto da Lua para que a Lua não fique superexposta. Isso pode ser feito através do ajuste do f/stop ou da velocidade do obturador. Fotografo com o ISO mais baixo possível”, conclui.