Como cancelar pix?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Não é possível cancelar um Pix enviado por engano e o caminho mais fácil em situações como essa é negociar a devolução diretamente com quem recebeu o seu dinheiro. Se a chave Pix for o telefone ou o e-mail, fica mais fácil entrar em contato com a pessoa e explicar o ocorrido.

Por outro lado, Pix equivocados não tem data-limite para estorno. Isso porque a resolução do caso depende da boa fé, bom humor, índole e afins de quem recebeu a transferência. Ou seja, não há regras nem prazos para esse tipo de situação.

Dessa forma, deixamos claro que não existe estorno no sistema do Pix, e esse é um dos pontos que garante a confiabilidade desse meio de pagamento, já que as transações não podem ser interrompidas ou desfeitas. Por outro lado, isso pode ser um problema caso você faça um Pix errado.

Como já mencionamos, uma transferência incorreta não pode ser revertida pelo pagante. Por isso, se você fez um Pix errado e sabe quem recebeu o valor, a primeira medida é entrar em contato diretamente com essa pessoa e pedir que ela use a funcionalidade “devolver valor” para resolver o problema.

É possível fazer a contestação do Pix enviado por engano? Não. Se você enviar um Pix para a pessoa errada, não poderá contestar como faria em caso de fraude ou erro no ambiente Pix do banco. Isso porque, nesse caso, a pessoa de fato realizou o Pix, sem ser induzida por uma ação criminosa ou fraudulenta.

Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.

​O MED é um mecanismo exclusivo do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades da vítima reaver os recursos. Você deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que você fez o Pix, quando você for vítima de fraude, golpe ou crime.

Para realizar a solicitação, o cliente deve encaminhar um e-mail para suporte@transfeera.com, informando quais transações foram realizadas de forma fraudulenta, descrevendo o ocorrido, e anexando evidências que corroborem com indício de fraude cometida.

Sim, se você recebeu um Pix errado, deve devolver o valor imediatamente. Do contrário, estará cometendo o crime de apropriação indébita e poderá ser responsabilizado civil e criminalmente. Além disso, é uma questão de civilidade e empatia, pois é um erro que pode acontecer com qualquer um de nós.

Ao acessar o aplicativo> PIX > clicar na engrenagem > eventos PIX > e em mensagens recebidas pode identificar a contestação. A devolução do valor ocorreu, pois, a pessoa que efetuou a transferência PIX contestou a transação solicitando o estorno do valor.

Assim como para DOC e TED, não é possível cancelar ou estornar um Pix já confirmado, a liquidação da transação ocorre em tempo real. No entanto, você pode negociar com o recebedor a devolução, tanto do valor parcial quanto do valor total.

Paguei errado, posso cancelar o Pix?

  1. Na tela inicial, toque em Extrato;
  2. Selecione a transação que você quer devolver, use os filtros pra facilitar a busca;
  3. Toque em Devolver esse pagamento;
  4. Confira ou edite o valor que será enviado de volta;
  5. Toque em Pagar.

Sim, é possível. Mas o Pix precisa ter sido feito há menos de 80 dias. Para pedir a devolução por suspeita de golpe, selecione a transação na seção “Atividade” e preencha o formulário.