Como bloquear um celular roubado Vivo?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Em caso de perda ou roubo, ligue para a nossa Central de Relacionamento pelo número *8486 de um celular Vivo, ou para 1058 de qualquer telefone. Como faço para bloquear o meu aparelho celular?

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o app Meu Vivo;
  2. Preencha seus dados cadastrados;
  3. Clique em 'Atendimento' e depois em “via Chat”;
  4. Solicite o bloqueio do seu chip e siga com as instruções do atendente da Vivo;

Acesse o site da operadora e selecione a opção Meu Vivo ou acesse o app Meu Vivo Móvel. Digite seu CPF e senha cadastrados. Se você ainda não tiver uma senha, será necessário fazer seu cadastro. Clique em Meu Plano ou Meu Pré e selecione a opção Bloqueio de Linha.

Tenha em mãos o número do IMEI. Ligue para a operadora e acione a opção perda ou roubo do aparelho. Siga as instruções da operadora: serão solicitados dados pessoais e o número de identificação do celular. Aguarde o bloqueio.

O que acontece quando bloqueio o IMEI do celular? Ao ter o IMEI bloqueado, o aparelho celular fica impedido de se conectar às redes móveis. Sendo assim, quem roubou seu smartphone não consegue fazer ligações, enviar SMS ou utilizar internet móvel, visto que o dispositivo não conseguirá sinal 2G, 3G, 4G ou 5G.

Posso rastrear o celular pelo IMEI? Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

O WhatsApp em si não oferece uma forma de rastreamento para aparelhos, mas existe uma alternativa para tentar fazer isso. A maneira de rastrear celular roubado pelo WhatsApp é através da localização em tempo real que você pode compartilhar nas conversas pelo aplicativo, seja com alguém ou em um grupo.

Outra dica para bloquear celular pelo IMEI é descobrir o número pelos serviços de localização do Google e da Apple. Os donos de Android podem acessar o serviço "Encontre meu dispositivo", do Google (google.com/android/find), e fazer o login com a mesma conta vinculada ao smartphone.

Cada aparelho tem seu próprio número de IMEI e, portanto, essa informação pode ser utilizada para bloquear o acesso às funções do celular em caso de roubo.

Quanto tempo leva? O aparelho será inutilizado, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em até 24 horas.

Segundo a Anatel, não é mais necessário informar o IMEI para bloquear a rede de um celular roubado. Basta fazer o boletim de ocorrência e, em seguida, entrar em contato com a sua operadora de celular para efetuar o bloqueio.