Como baixar carteira de trabalho digital?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 11 votos

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartfone (android ou IOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

Para acessar pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo (links acima);
  2. Abra o aplicativo;
  3. Toque em "Entrar com gov.br";
  4. Coloque seu número de CPF e digite a senha que você utiliza no gov.br;
  5. Pronto! Você já tem acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

O que eu faço? Nos casos em que você não conseguir gerar a senha para acesso a Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet, você pode recorrer ao seu banco, nos caixas eletrônicos da (Caixa ou Banco do Brasil) ou a uma das unidade das Superintendências, Gerências e Agências Regionais do trabalho.

Como diz a expressão popular, para o empregador poder “assinar a carteira de trabalho digital”, ao ser contratado basta que o novo colaborador informe o número de seu CPF. Dessa forma, a empresa consiguirá cadastrar seus dados no aplicativo e todas as informações serão inseridas automaticamente.

O aplicativo da CTPS existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. A partir de 24 de setembro de 2019, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos.

Ainda no rodapé, no ícone Enviar é possível exportar as informações da sua carteira de trabalho digital. Selecione quais as partes que você deseja exportar e clique em Compartilhar. Assim, fica fácil comprovar a sua experiência profissional.

Na "Barra de Pesquisa", digite "Carteira Digital de Trânsito". Observe que o aplicativo aparece em destaque na tela. Para instalar o aplicativo, clique no botão "OBTER".

Por que não aparece meu número da CTPS física? A CTPS Digital, agora com validade jurídica, utilizará como número chave o CPF. Para as empresas que aderiram ao eSocial, o número de CPF será suficiente para fins de contratação.

Os registros de trabalho atuais podem ainda não constar na carteira de trabalho digital pela não atualização das informações. Conforme mencionado, os dados disponíveis no documento podem ser atualizados e constados em até 48 horas, ou seja, em até 2 dias.

É super simples atualizar suas informações na carteira de trabalho digital! Elas podem ser facilmente modificadas através do aplicativo. Na tela inicial do app, selecione a opção “Contratos de Trabalho” e clique no contrato que precisa ser atualizado.

Após entrar no aplicativo, clique na opção "Contratos" para visualizar seus registros na carteira de trabalho. Em frente ao nome da sua empresa atual, clique no botão de mais informações, identificado por "+". Ali estão os dados do seu contrato atual de trabalho, além do número do PIS/Pasep.

Clique em Entrar. Entre no aplicativo com seu CPF e sua senha do site gov.br. Na página de início, você pode ter acesso as últimas anotações no documento. Já na guia Contratos, você consegue localizar as empresas nas quais você já trabalhou.

48 horas

A empresa tem 48 horas para dar baixa na carteira de trabalho do funcionário. Esse prazo deve ser comprovado através de recibo emitido em duas vias, uma para a empresa e outra para o funcionário, e assinado pelas duas partes.