Como aumentar meu score?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Dicas para aumentar o Serasa Score

  1. Ative o Cadastro Positivo e mantenha as contas em dia. ...
  2. Saia da inadimplência e quite as parcelas de dívidas até o prazo de vencimento. ...
  3. Não peça muito crédito em pouco tempo. ...
  4. Desenvolva um tempo de relacionamento com o mercado de crédito.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Muito provavelmente não, porque perdeu a confiança de que o amigo pague o que está devendo. A pontuação do Serasa Score reflete também a confiança do mercado. Se você já esteve com o CPF negativado e quitou as dívidas, pode levar um tempinho para recuperar a confiança do mercado.

Durante muito tempo esse dado ficou restrito às empresas, mas, agora simples mortais como eu e você já podemos descobrir o nosso SCORE e esfregar na cara da sociedade que temos o SCORE de 1.000 (apenas 20 pessoas tem SCORE de 1.000 no Brasil, se você é uma delas, comente aqui).

Porém é fato que, quanto maior o Score, maior a chance de ter um financiamento aprovado. A partir de 700 pontos, pode-se considerar uma pontuação boa.

Ter o número do CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Serasa Score. Este usa outras informações relevantes para a análise de crédito, como dívidas negativadas, consultas ao CPF feitas por terceiros, contratos e pagamentos de crédito.

Qual é o Score bom para crédito? O Score bom para crédito – ou seja, a pontuação que aumenta as chances de conseguir empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito – é a que está acima de 501 pontos, sendo a pontuação ideal acima de 701 pontos.

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.

3 – O Score aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas podem ajudar a pontuação, mas leva um tempo. Não existe "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

Você pode ter uma dívida, mas pagar todas as outras contas em dia. Então, essas informações de pagamento pontuais ajudam a melhorar a pontuação de crédito. Continue pagando as suas contas sempre em dia e evite pagar o valor parcial, como o mínimo do cartão.

Se o consumidor pagou todas as dívidas e ainda assim o Score não subiu, saiba que isso é normal. A pontuação de crédito não muda automaticamente, é necessário tempo para que o consumidor, pelo seu comportamento, mostre ao mercado que consegue honrar seus compromissos financeiros.

Mito: pagar para aumentar o Score é garantido. Verdade: não existe fórmula mágica ou serviço que possa aumentar instantaneamente o Serasa Score. Somente hábitos financeiros como pagar as contas em dia e manter um bom histórico de crédito podem levar ao aumento da pontuação.