Como vai ficar o dropshipping com as taxas no Brasil?

Perguntado por: srocha2 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

do ramo de dropshipping produtos abaixo de 50 dólares não vão sofrer esse tipo de taxação. não é que se você comprar um produto que custa lá $5 você vai ser taxado não é assim que funciona porque o próprio Brasil tem uma parceria muito Próspera e grande com China entenda.

Normalmente, a tributação para empresas de dropshipping acontece em um desses 3 regimes: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, sendo via de regra o enquadramento no Simples Nacional ou Lucro Presumido. No Simples Nacional, o seu imposto pode variar entre 6% a 15,5% inicialmente.

O dropshipping no Brasil é uma prática legal, bastante comum e oferece praticidade e menor custo para os donos de e-commerce que aderem o formato. Isso porque é possível ganhar dinheiro trabalhando de casa e sem se preocupar em ter um estoque para vendas.

Como Começar um Negócio de Dropshipping?

  1. Escolha um Nicho do Mercado. ...
  2. Faça uma Análise de Mercado. ...
  3. Encontre um Fornecedor de Dropshipping. ...
  4. Prepare as Finanças. ...
  5. Crie uma Loja Online. ...
  6. Decida os Detalhes. ...
  7. Faça o Marketing de sua Loja.

O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) definiu, por unanimidade, que será adotada uma alíquota comum de 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as compras feitas em plataformas como Shein, Shopee, Wish e AliExpress, por exemplo.

Têm se falado muito sobre se dropshipping é legal ou não? Podemos afirmar que até o momento da publicação deste artigo, não é ilegal! Dropshiping basicamente é uma prestação de serviços e não uma venda e até por ser uma atividade relativamente nova no Brasil, não há legislação específica para essa atividade.

Como o dropshipper faz apenas a intermediação entre o cliente e o fornecedor, o imposto de dropshipping cobrado é calculado sobre o valor da comissão recebida. Ou seja, o valor não é medido sobre todo o faturamento da loja e a alíquota incide apenas sobre a comissão que foi paga pelo fornecedor ao lojista.

Uma pergunta comum entre empreendedores que consideram iniciar um negócio de dropshipping é se é possível viver exclusivamente desse modelo. A resposta é: sim, é possível viver de dropshipping, mas é importante ter expectativas realistas e estar disposto a dedicar tempo e esforço ao negócio.

Desde então, Douglas já faturou mais de R$15 milhões! Atualmente, ele trabalha produzindo conteúdo para o seu canal do YouTube, que já conta com mais de 290 mil inscritos e é considerado o maior canal sobre dropshipping do Brasil.

Os principais fornecedores de dropshipping no Brasil são AliDropship – o dropshipping da AliExpress, DealeExtreme – DX, Ebay, Alibaba, Light In The Box e Gearbest.

Falta de controle de qualidade do produto. Outro problema do dropshipping é que o lojista também não tem controle sobre a qualidade do produto. O vendedor não entra em contato com o produto em nenhum momento. Por isso, não pode atestar se os itens estão dentro da validade ou têm defeitos, por exemplo.

Viver de dropshipping é possível, mas é importante ter em mente que não é um caminho fácil e requer muita dedicação e trabalho árduo. É importante escolher produtos de qualidade e fornecedores confiáveis, além de investir em marketing e publicidade para alcançar seus clientes.

É possível faturar mais de R$ 160 mil por mês com dropshipping, diz especialista Fernando Quintas | Administradores.