Como assinar um documento digitalmente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Como assinar um documento "PDF" digitalmente?

  1. Passo 1: Abra o arquivo em PDF que queira assinar e clique em ferramentas.
  2. Passo 2: Clique em "Certificados".
  3. Passo 3: Clique em "Assinar Digitalmente".
  4. Passo 4: Desenhe um retângulo onde deseja que a assinatura fique.
  5. Passo 5: Clique em "Assinar documento".

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta 'Certificados' e clique em 'Abrir'. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção 'Assinar Digitalmente'.

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

Fazer assinatura digital grátis pelo celular é possível por meio do aplicativo Adobe Reader, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta possibilita que o usuário formalize documentos em PDF desenhando no arquivo a assinatura ou rubrica na tela do smartphone.

Abra o documento PDF ou o formulário que deseja assinar. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.

Caso o problema persista, a falha não é no certificado digital e sim no próprio Adobe, por isso, o recomendado é que faça o processo de desinstalação do seu adobe e instale novamente, dando preferência à versão mais recente.

Adicionar ou mudar uma assinatura

  1. Abra o Gmail.
  2. No canto superior direito, clique em Configurações. Ver todas as configurações.
  3. Na seção "Assinatura", adicione o texto da sua assinatura à caixa. ...
  4. Na parte inferior da página, clique em Salvar alterações.
  • Contraktor. Contraktor é uma plataforma de gestão de contratos e assinaturas digitais voltada para clientes com grandes volumes de contratos. ...
  • Docusign. Docusign é uma plataforma que possui diversos produtos, dentre eles o certificado digital ICP Brasil. ...
  • D4sign. ...
  • Clicksign. ...
  • Adobe Sign. ...
  • TOTVS Assinatura Eletrônica. ...
  • Small PDF.

Conheça 3 aplicativos de assinatura digital gratuitos

  • DocuSign.
  • Adobe Fill & Sign.
  • Office Mobile.