Como assinar digitalmente um documento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como assinar um documento "PDF" digitalmente?

  1. Passo 1: Abra o arquivo em PDF que queira assinar e clique em ferramentas.
  2. Passo 2: Clique em "Certificados".
  3. Passo 3: Clique em "Assinar Digitalmente".
  4. Passo 4: Desenhe um retângulo onde deseja que a assinatura fique.
  5. Passo 5: Clique em "Assinar documento".

1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta 'Certificados' e clique em 'Abrir'. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção 'Assinar Digitalmente'.

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

Remover assinaturas digitais do Word ou Excel
Clique com o botão direito do rato na linha de assinatura. Clique em Remover Assinatura. Clique em Sim.

Fazer assinatura digital grátis pelo celular é possível por meio do aplicativo Adobe Reader, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta possibilita que o usuário formalize documentos em PDF desenhando no arquivo a assinatura ou rubrica na tela do smartphone.

Ela nada mais é do que uma assinatura realizada através de um dispositivo eletrônico, seja ele um celular, um computador ou um tablet, por exemplo. Com esse tipo de visto, é possível realizar firmar compromisso com os mais diversos tipos de contrato e documentação de forma online, prática e segura.

Documentos como contratos de financiamento e abertura de contas, podem ser assinados eletronicamente com a assinatura digital. Isso permite que os processos bancários sejam realizados de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de envio físico de documentos.

Quanto custa uma assinatura digital? Depende do tipo do certificado. Para o CPF, o valor do certificado gira em torno de R$ 90 e R$ 400 para um ano de validade, dependendo da agência certificadora e da modalidade. No geral, o app em celular é o mais barato, enquanto o combo cartão + leitora é o mais caro.

  • Contraktor. Contraktor é uma plataforma de gestão de contratos e assinaturas digitais voltada para clientes com grandes volumes de contratos. ...
  • Docusign. Docusign é uma plataforma que possui diversos produtos, dentre eles o certificado digital ICP Brasil. ...
  • D4sign. ...
  • Clicksign. ...
  • Adobe Sign. ...
  • TOTVS Assinatura Eletrônica. ...
  • Small PDF.

Conheça 3 aplicativos de assinatura digital gratuitos

  • DocuSign.
  • Adobe Fill & Sign.
  • Office Mobile.

De acordo com nossas análises, o Adobe Sign é o melhor app de assinatura digital do mercado. Mas outros softwares, como Docusign e PandaDoc também são boas opções. O PandaDoc é a melhor opção de app de assinatura eletrônica gratuito.

Abra o documento PDF ou o formulário que deseja assinar. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.