Até quando vai o valores a receber?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

As instituições financeiras terão até 12 dias úteis para devolver os valores caso o cidadão tenha chave Pix e solicite os valores por meio desta opção. Quem for solicitar diretamente ao banco ou financeira pode ter de esperar mais, porque, neste caso, não há prazo-limite de 12 dias.

De acordo com o BC, aqueles que possuem valores a receber não precisam se preocupar, pois o montante permanecerá sempre seguro na instituição financeira credora, disponível para o interessado. Não existe um prazo específico para solicitar o pagamento.

Os bancos têm até 12 dias úteis, contados a partir da data da solicitação, para fazer a devolução do “dinheiro esquecido”. A transferência do valor é feito via Pix. Caso o pedido seja feito diretamente à instituição financeira, o tempo de espera pode ser maior.

O Banco Central esclarece que as mensagens são falsas. De acordo como BC, o único site que o cidadão pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

até 12 dias úteis

O prazo de pagamento do dinheiro é de até em 12 dias úteis em caso de pagamento via Pix. Nos outros casos, o prazo é determinado pela instituição financeira. Segundo o BC, ela não é obrigada a pagar em até 12 dias úteis.

até 12 dias úteis

A devolução é de responsabilidade da instituição e caso você tenha solicitado a devolução via Sistema de Valores a Receber, você receberá o valor em até 12 dias úteis.

O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo e eles continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

ATÉ QUANDO POSSO RETIRAR MEUS VALORES? O resgate do dinheiro esquecido poderá ser feito a qualquer hora. É preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro para fazer a solicitação de pagamento ao banco ou à instituição financeira onde o valor está.

O pagamento do Valores a Receber do Banco Central começa amanhã, terça-feira (7) às 10h. Na última semana, os consumidores puderam consultar eventuais valores esquecidos em bancos, instituições financeiras e cooperativas na segunda fase do Sistema Valores a Receber (SVR).

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Qualquer pessoa física ou jurídica que teve relacionamento com bancos ou financeiras em algum momento poderá ter direito aos valores a receber.

Entre no sistema com sua Conta gov.br, escolha a opção "Valores a receber de pessoa falecida" e digite o CPF e data de nascimento da pessoa falecida. Depois, aceite o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros.

Pessoas que utilizaram o cartão de crédito por um tempo têm direito de resgatar uma parte dos valores gastos; O governo cobrou uma tarifa maior do que devia pelo uso do cartão, e agora existe a chance de recuperar esse valor.

A consulta dos valores a receber é feita exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br, uma plataforma criada em janeiro de 2022 pelo Banco Central do Brasil (Bacen) unicamente para esse fim. Ela é gratuita e feita pela internet.