Tem como fazer o PIS pela internet?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 1 de julho de 2023
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Isso pode ser feito de duas formas: online ou em lote.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Acesse o aplicativo com a conta do gov.br. Se você não tem conta no site do governo federal, precisará criar um login com usuário e senha para conseguir acessar o aplicativo. Logado, você terá como consultar o PIS na carteira de trabalho digital: clique em “Benefícios” na página inicial do aplicativo.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quem não é correntista pode sacar os valores do abono nas agências da Caixa, apresentando documento oficial de identificação e a numeração do PIS. Essa numeração única também é requisitada nos casos em que o trabalhador precisa dar entrada no seguro-desemprego ou na aposentadoria para aposentados que recebe PIS.

Diferenças entre NIS e PIS – O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

No site www.caixa.gov.br, vá na aba Empresas, em seguida na opção Cadastramento NIS; Insira a identificação do Certificado Digital e informe os dados do trabalhador. O número NIS do colaborador será informado após a conclusão do processo.

Utilizando o aplicativo CAIXA Trabalhador você tem acesso a informações dos benefícios ao trabalhador de maneira fácil, prática e rápida. Compartilhe essa ideia! As informações que você precisa saber sobre Seguro-Desemprego e Abono Salarial estão nesse aplicativo desenvolvido especialmente para você pela CAIXA.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Através do app da Carteira de Trabalho Digital
Tenha em mãos o CPF cadastrado e a senha do Gov.BR. Caso tenha perdido, não se esqueça de que é possível recuperar a senha. Na aba “Detalhes”, role para baixo para saber o número do seu PIS. Anote-o e pronto!

O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, não sendo mais necessário para a contratação pelas empresas que aderiram ao eSocial. Com a simplificação dos serviços, o número de CPF será suficiente para essas contratações.

Maneiras de consultar o PIS:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

Aplicativo Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android/iOS);
  2. Ao abrir o app, insira no campo indicado o CPF e a senha de acesso para fazer o login;
  3. Marque a opção “Não sou um robô”;
  4. Selecione a opção “Abono salarial”, na lista de serviços disponíveis, para consultar o seu PIS;